x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.245

Divergência entre receitas na contabilidade com o relatório

Elis Sales

Elis Sales

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2016 | 15:45

Boa tarde.

Mais uma vez preciso da ajuda de vocês, caros colegas.

Adiantei toda a escrituração do período, e já estava conferindo as receitas qdo. me deparei com uma situação que ainda não tinha vivenciado.
Na Contabilidade as vendas estão com divergências para mais e para menos do relatório de acompanhamento do Fiscal dos meses de jan até set. O que não dá pra entender, visto que as informações da Contabilidade foram importadas do Fiscal.
Verifiquei as vendas conforme CFOP (dentro e fora do estado) e também a questão das devoluções. Mesmo com estas observações, a diferença continua. Não olhei NF por NF pelo fato da diferença ser muito alta.

Alguém pode por favor, pode me informar como posso resolver isto. Qualquer dica terá grande valia. E também, pode me explicar ou indicar algo que me esclareça mais sobre a influência desta situação (diferença no valor das saídas entre a Contabilidade com o Fiscal) na apuração das receitas do exercício?


Muito grata desde já.

MARIO V. DIAS

Mario V. Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 15:41

Elis,

Uma série de fatores podem gerar diferenças entre parte fiscal e contábil. Por exemplo: nos livros há CFOP de remessa para conserto e este valor não irá para a contabilidade.
A parametrização do sistema poderá ter, como exemplo, a integração pelo valor das mercadorias e não pelo total da nota, e assim por diante.
Sugiro que você verifique estes itens e confira nota a nota se houver ainda divergências.

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 18:08

Boa tarde!

Elis, pelo que você está nos dizendo imagino que algum cfop deve está parametrizado de maneira errada, então na hora que importa as informações para a contabilidade gera essa diferença.

O que te aconselho é pegar o livro fiscal e o razão contábil para conciliar, achando a diferença fazer a correção na parametrização para evitar erros futuros. Uma outra dica, como você falou que foi algo que nunca vivenciou provavelmente deve ser em algum cfop que vocês nunca usaram na empresa, eu começaria olhando por ai.

Att.,

Rodrigo Ruiz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.