x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 872

Inscrição Estadual Cassada - Auto de Infração 

Alexsandra Aparecida Silva Cardoso

Alexsandra Aparecida Silva Cardoso

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 15:56

boa tarde

trabalho em uma empresa como assistente fiscal, e então o mês passado recebemos a visita de uma fiscal da receita federal nos solicitando um levantamento fiscal de um fornecedor nosso.
juntamente com a nossa contabilidade fizemos o levantamento de 2011 a 2014 com notas fiscais, pedidos de compras, e boletos pagos.
pois este nosso fornecedor ele sonegava imposto e a ie estava sendo cassada, quando foi hoje recebemos um auto de infração onde consta uma multa de 320.000 um juros de 48.000 e mais o calculo dos icms creditado de 82.000 onde nos que fomos autuados.
este fornecedor nos compramos componentes eletrônicos dele, e montamos o produto para revender para um cliente nosso, onde a fiscal também menciona todas as notas que emitimos de venda para nosso cliente.
este fornecedor ele importa e nos vende os componentes, para que possamos montar a placa do nosso cliente e vender, em nenhum momento sabíamos que ele estava sendo cassado, não nos foi informado.
passamos todas as informações solicitadas pela fiscal da receita federal conforme ela solicitou.
só não entendi pq nós devemos pagar por isso.

a pergunta é pq nós que temos que pagar este valor, sendo que quem estava em desacordo com o ministério da fazenda era o fornecedor, e outra se ele estava sendo cassado pq o sefaz não nos informou disso e ainda permitiu que ele emitisse notas.

bom gostaria de saber os motivos e como proceder que recursos utilizados para não pagar este valor.

Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Domingo | 23 outubro 2016 | 21:22

Boa noite Alexsandra!

O Fisco presume a responsabilidade solidária nos casos de cassação de Inscrição Estadual - IE. Isso porque, segundo as práticas usuais de negócio, ao realizar qualquer tipo de transação com outra entidade, você tem o dever de verificar a sua situação junto ao Fisco e arquivar esta documentação.

Espero ter ajudado!

Djaali.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.