x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 6.655

Transformação de Sociedade Limitada em S/A - necessidade do

Alexandre Gasparoto

Alexandre Gasparoto

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 11 outubro 2016 | 10:23

Amigos, bom dia !

Estou transformando uma empresa Sociedade Limitada em Sociedade S/A de capital fechado.

Necessito saber se neste caso há também a necessidade de efetuar deposito no Banco do Brasil no valor mínimo de 10% do capital (ações ) da sociedade, e se nesse caso a sociedade pode ser constituida somente por 2 acionistas ?

Ja consultei algumas materias mas não encontrei a resposta.

Quem puder auxiliar, ficarei muito grato.

Abs a todos,

Alexandre

Alexandre Gasparoto

Alexandre Gasparoto

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 09:15

Ola Antonio, bom dia !

Neste caso se eu aumentar o capital na transformação ( exemplo de R$ 50.000,00 aumentar para R$ 500.000,00 ), entendo que seria necessário depositar os 10%, vc concorda ?

Com relação ao Via Rapida-Jucesp para registro, por estar fazendo a transformação Limitada para S/A ( Ata + Estatuto ) será necessário fazer o registro e arquivamento em 2 documentos ou tudo em 1 documento apenas ?

Desde já gardeço a atenção do colega.

Abs

Alexandre

Antonio Luiz

Antonio Luiz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 10:11

Alexandre Gasparoto , bom dia.

Para fins de registro, a JUCESP não solicitará o comprovante de depósito (Independente do aumento). O que você precisará incluir neste ato é o Boletim de Subscrição.

Como está o seu ato societário? A transformação e estatuto social estão no mesmo documento? Se positivo, você não precisa realizar dois arquivamentos.

Até mais!

Alexandre Gasparoto

Alexandre Gasparoto

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 11:10

Caro Antonio,

Estou fazendo primeiro a Ata de Transformação e em documentos separados: o Estatuto, Termo de Posse, Boletim de Subscrição, conforme um modelo que encontrei na Internet, pois não tinha nenhuma noção de como fazer isso, pois até então só tive processos de sociedade limitada aqui,

Se tiver uma sugestão melhor devido a sua experiencia, agradeço,

Desde ja muito obrigado pelo apoio.

Abs

Alexandre

Antonio Luiz

Antonio Luiz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 11:30

Minha sugestão é que você mencione na ata, que todos estes documentos estão como anexo. Quando for falar do Termo de Posse, mencione por exemplo: Termo de Posse (anexo I), ou Boletim de Subscrição (anexo II) e assim por diante.

Assim você consegue o registro em um único documento. E não é questão de economia, mas sim, pois tudo ficará junto e terá maior facilidade na localização dos documentos.

Um abraço.

Alexandre Gasparoto

Alexandre Gasparoto

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 11:36

Antonio, bom dia !

Já consegui protocolar o processo de transformação na Jucesp, incluindo Dbe e Viabilidade, devendo ficar pronto entre 5 a 10 dias.

Porem surgiu uma duvida:

A empresa transformada (limitada) é optante do Simples Nacional, enquanto que a empresa S/A ( fruto da transformação ) deverá ser Lucro Real por obrigatoriedade.

Neste caso, voce acha que eu devo já proceder a exclusão da empresa do Simples Nacional no site da Receita ou isso deve ocorrer de forma automática pela Receita Federal ? Em consulta, a própria Receita Federal não soube esclarecer a dúvida.

Temo que o fato dela ainda constar como SN possa gerar Exigência no registro do processo de transformação na Jucesp e necessitar refazer todo o processo e dar nova entrada em São Paulo.

Qual seria sua opinião ?

Novamente agradeço sua atenção e apoio.

Abraços

Alexandre

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.