x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.142

Auxilio doença e Prolabore

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 31 maio 2009 | 12:45


Bom dia,

Estou com uma dúvida sobre Sócio de uma empresa (contribuinte individual) que entrou com pedido de auxilio doença junto a previdencia dia 18/05 e a data do atestado é 15/05/2009, como fica o recolhimento dele no mês de Maio/09,devo fazer o cálculo do prolabore e o desconto do Inss proporcional ao 14 dias anteriores ao atestado semelhante ao empregado segurado?
Minha dúvida deve-se ao fato do programa de Folha que utilizo, esta fazendo o cálculo do Inss (11%) sobre o prolabore integral.

Agradeço desde ja a ajuda e se puder me fornecer a base legal ficaria imensamente grata.

Abraços
Sônia

Carpem Die
Sônia Fiorine
valdemir jacon

Valdemir Jacon

Prata DIVISÃO 3, Programador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 junho 2009 | 11:21

até mesmo para ele não perder tempo de contribuição na hora que for se aposentar, eu faço o seguinte no mes de afastamento se ele não ficou o mes todo afastado, eu pago integral

e no mes de retorno o mesmo

não encontrei referencia na legislação sobre isso, se alguem encontrar e puder postar aqui me ajudaria também.

Valdemir
https://www.fxsistemas.com.br
Automação Contábil
SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 junho 2009 | 13:16


Boa tarde, Valdemir

Primeiramente obrigado pela sua resposta, e acrescentando mais informações, segundo pesquisa que fiz encontrei a IN 20/2007 art. 252 paragrafo Único, que fala sobre o C. Individual e o salário maternidade, como não existe nada específico em relação ao Auxílio doença, por entendimento podemos nos guiar por esta IN 20/2007.

Uma boa semana para você.

Abraços
Sônia

Carpem Die
Sônia Fiorine
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 2 junho 2009 | 20:19

Boa noite Carlos.


Pode sim, mas o ideal seria fazer uma folha exclusivamente para a retirada de prolabore. Mas no caso de poucos sócios, pode perfeitamente incluir na folha de pagamento dos funcionarios, lembrado tambem que deve ser incluido na SEFIP

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.