x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 47.802

PIS - Abono Salarial - pago valor incorreto devido a falta d

Glerysson Verissimo

Glerysson Verissimo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 15:49

Boa tarde, colegas. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, já que a CAIXA Econômica não faz questão de deixar as coisas claras.

Em 2015 trabalhei 4 meses em uma empresa e 8 meses em outra. A empresa em que trabalhei os 8 meses informou a RAIS corretamente, mas a que trabalhei os 4 meses, não me informou na RAIS. Ou seja, Apareceu para mim apenas um ABONO SALARIAL proporcional a 8 meses, referente a empresa que informou correto. Na data correta, fui lá e saquei meu ABONO proporcional, mesmo sabendo que o valor estava errado. Pensei: Vou sacar esse valor, depois retifico a RAIS e saco o restante, quando entrar.

Fiz a retificação da RAIS em agosto. Informei os 4 meses em que eu estava na empresa, com os respectivos salários daqueles meses, mas não sei como proceder para sacar o restante do PIS que tenho direito. Quando consulto no site da CAIXA o meu abono, lá diz que eu tinha direito a 587,00 (Que é o valor proporcional) e que eu já fiz o saque. Não aparece o valor que tá faltando.

Já aconteceu isso com alguém? Alguém sabe qual o procedimento a ser tomado? Eu ainda terei direito ao restante do valor?

Agradeço demais se alguém me socorrer nessa.

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 17:38

Glerysson Verissimo,

Provavelmente essa retificação sua ainda não caiu, você deve receber referente a esse período somente no ano que vem, visto que as Rais ref. 2015/2016, já foram todas processadas.

Consulte numa agencia do MTE.


At

Beatriz Souza Silva

Beatriz Souza Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Porteiro(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 07:21

Mara,

Bom dia. Se puder tirar minha dúvida, eu agradeço,ela é a seguinte: Mesmo trabalhando o ano completo (já que agora só pagam proporcional) recebi somente 391,00$ de PIS sacado ontem dia 14/02/2017. Eu não deveria receber o valor completo? Qual erro provavelmente foi cometido? O que faço pra resolver isso?
Obrigada.

Att,
Beatriz Souza

eliel victor santiago de oliveira

Eliel Victor Santiago de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Fiscal Segurança
há 7 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 12:23

Boa tarde.

Comigo, caro Glerysson Verissim, acontece algo muito parecido.

Trabalhei 6 meses em duas empresas no ano de 2016. No entanto na ultima ainda não fui dar baixa na carteira e fazer homologação.

Por conta disso, o valor que tenho direito a receber está errado já que a RAIS utilizada como base de calculo foi a do ano de 2015, no qual havia trabalhado apenas 9 meses.

Segundo informações da CAIXA o procedimento é padrão e quando o ano em questão não é informado na RAIS ( no meu caso 2016 ) o ano imediatamente anterior a ele ( 2015 ) será a base.

Ainda irei até a última empresa pedir a baixa na carteira de trabalho e consultar o ministério do trabalho sobre como prosseguir.

Assim que tiver maiores informações acrescento ao tópico.

Boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.