x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.335

Ganho de Capital PF - Venda no mesmo mês

Marcos De Conto

Marcos de Conto

Iniciante DIVISÃO 5, Assessor(a) Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 11:29

Bom dia!
Estou com uma situação no que se refere a ganho de capital e gostaria de confirmar o entendimento.

Realizei a venda de uma apartamento e um box de garagem agora no final do mês de Setembro, e estou trabalhando no programa GCAP para apurar o ganho de capital e recolher o imposto. Já adicionei as informações da venda do apartamento que vão gerar um imposto de aproximadamente R$ 900 reais, e estou lançando os dados da Venda do box de garagem.

Ao adicionar os dados da venda deste box, o programa faz a seguinte pergunta "O valor do conjuntos de bens ou direitos da mesma natureza, alienados em MM/AAAA é superior a R$ 35.000,00? Naturalmente ai interpretar esta pergunta, presumo que a resposta adequada seja "SIM", pois a soma do valor do apartamento mais o BOX ultrapassam R$ 35 mil, porém verifiquei que a venda do BOX terá um ganho de capital e consequentemente imposto superior ao do apartamento (o BOX teve um ganho de capital de R$ 10 mil, vendido por R$ 20 mil, ou seja um imposto de 1500 reais).

Dúvidas:
1) Apenas para confirmar e fazer correto, devo responder "SIM" na pergunta exemplificada acima, e recolher imposto sobre ganho de capital no apartamento e no Box, mesmo este ultimo sendo de valor inferior a R$ 35 mil?
2) Caso a venda do Box tivesse sido feita no mês posterior a venda do apartamento, não seria necessário recolher imposto sobre ganhos de capital do Box correto?

Desde já agradeço ajuda e atenção.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 29 outubro 2016 | 13:59

Marcos de Conto,
Sim para os seus dois questionamentos.

Na questão 01, a tributação dar-se-à porque o que está se levando em conta é o conjunto dos bens vendidos.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.