x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 6.044

Despesa de combustível de um posto de gasolina.

Guilherme Parreira

Guilherme Parreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 14:42

Boa tarde.
Gostaria de um ponto de vista diferente sobre o seguinte caso:

Empresa do ramo de posto de gasolina tem suas despesas com combustível registrada a partir de NFE com CFOP 5929 informada no livro registro da saídas e deduzida do lucro bruto.
A empresa compra o combustível e registra no livro de entradas com CFOP 1652 e depois usa o mesmo combustível para uso com CFOP 5929.

Como os colegas registrariam essa movimentação?

Atenciosamente,

Guilherme Parreira.

Guilherme Parreira

Contador
CRC/RS 92581
Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 19:42

Ola Guilherme,

boa noite,

recebi a seguinte sugestão:

Não existe um procedimento para o caso em questão, já que para qualquer retirada de combustível, automaticamente é gerado um cupom fiscal.

1) ao retirar o combustível do tanque gerará o cupom fiscal e neste caso, aparecerá na Redução Z deste dia como uma receita.

Para esta operação não ser considerada uma receita, a empresa emitirá uma nota fiscal de entrada como se fosse uma devolução da venda, informando em Dados Adicionais o que ocorreu (retirada para uso e consumo) e também informado o número do cupom fiscal.

2) Teoricamente com a emissão da nota fiscal de entrada o produto voltaria ao estoque e neste caso, será emitida nota fiscal com o CFOP 5.949 de transferência de estoque para uso e consumo.

Como trata-se apenas de sugestão, sugerimos que a empresa faça uma consulta junto à Copat.

2) Demais mercadorias retiradas do estoque para uso e consumo:

Neste caso, aconselha-se que seja emitida uma Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A ou ainda NF-e, de saída, contra o próprio estabelecimento, contendo além dos demais requisitos exigidos, no:

I - Campo CFOP: 5.949;

II - Campo Natureza de Operação, descreve-se: "Transferência de mercadoria em estoque para uso e consumo";

III - Campo Descrição dos Produtos: a descrição completa dos produtos, compreendendo nome, marca, tipo, modelo, série, espécie, qualidade e demais elementos que permitam sua perfeita identificação;

IV - Campo Base de Cálculo do ICMS: deixar em branco;

V - Campo Valor do ICMS: deixar em branco;

VI - Campo Informações Complementares:

a) "Mercadoria que estava registrada no Estoque de Mercadorias para Revenda e que está sendo transferida para a conta de Material Destinado ao Uso ou Consumo do Estabelecimento."

b) Caso a empresa tenha regime normal de apuração do ICMS, deverá constar a seguinte observação: "Não Constitui Fato Gerador do ICMS, conforme o art. 1º do RICMS-SC/01".


Em se tratando de empresa com regime normal de apuração do ICMS, deverá ser efetuado o estorno do crédito do ICMS, se este havia sido aproveitado no momento da aquisição das mercadorias. O estorno será efetuado através de lançamento direto no Livro de Registro de Apuração do ICMS, no Quadro "Débitos do Imposto" na linha "Estorno de Créditos" (RICMS-SC/01, arts. 36 e 82, inciso I).

esta sugestão foi aqui para SC mas foi informado para se fazer uma consulta ao COPAT

mas talves lhe sirva como sugestão

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.