x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 401

Apuração Fiscal Corretagem de Imoveis

FABIO DA SILVA CORNELIO

Fabio da Silva Cornelio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 17:23

Boa tarde

Estou com uma dúvida em relação aos impostos que serão pagos na venda de imóveis, e peço a ajuda de vocês, recebemos esta empresa nova no escritório agora.

A situação é a seguinte:

Trata-se de uma empresa no regime do Lucro Presumido que vende lotes próprios (corretagem de imoveis) porem não emite nota, o antigo contador declarava a empresa sem movimento porém existe uma movimentação bancaria significativa.
Estamos conversando com o proprietário para que passe a emitir nota porem um advogado que faz parte da empresa diz que é possível apurar baseado apenas no regime de caixa usando os extratos bancários algo que nunca ouvi falar e considero um equivoco desta pessoa.

Minha pergunta é sobre como será feita essa emissão de documento se no momento da venda no valor total ou no recebimento das parcelas no valor da parcela.

Conto com os colegas

Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 20:31

Boa Noite
Na realidade, eu tenho uma imobiliária e passo por esse mesmo problema.

Vamos lá. o documento que uso é a escritura, e calculo por aquele documento.
Como sabemos que volta e meia o que cai na conta é maior que o valor da escritura, oferto a tributação o valor da diferença.
Logico observando as regras de tempo que a mesma esta.
se esta em estoque ou se é de imobilizado.

Atenciosamente,
Edilson

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.