x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 869

Enoque Faria Suterio

Enoque Faria Suterio

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 08:31

Bom dia!


A Cia Tris S.A. comprou um terreno para uso, com área de 600m2, sem benfeitorias, no valor de $ 200.000, nas seguintes condições:

Foi paga, em 28/02/2016, a importância de $ 20.000 como sinal, por meio do cheque n.º 080 do Banco Cruzeiro S/A e os $ 180.000 restante serão financiados em 18 meses, com primeiro pagamento para 05/04/2016.

Em 07/03/2016 foi lavrada escritura no Cartório do 2º Ofício, ocorrendo as seguintes despesas (todas pagas à vista):

Imposto de transmissão 5.000

Despesas com tabelião 600

Despesas com registro 300

Nesse caso, qual seria o valor mensurado no balanço?!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 10:10

Enoque Faria,

Será lançado o valor de CUSTO, as demais despesas serão em contas próprias (CR). Lembrando que ao longo do financiamento os valores de juros pagos serão lançados separadamente.
Notar o seguinte aspecto: Separe o valor que a financeira está cobrando a título de juros e faça o lançamento contabil na conta de juros a apropriar no ativo, isso por que a empresa irá pagar os juros ao longo dos exercícios, não podendo debitar de uma única vez pois fere o principio da competência, na medida que forem sendo pagas as parcelas do financiamento, debite a conta de juros(CR) e vá creditando a conta de juros a apropriar do ativo circulante, transferindo então para a despesa.

Nota 1 - Para o lançamento na ficha ou no mapa da depreciação, o lançamento deverá ser o original ou seja o valor de tabela do bem.

Nota 2 - Se o bem foi adquirido até o 15(décimo quinto dia)do mês a depreciação deverá ser promovida dentro do próprio mês ou seja a partir do 15(décimo quinto) dia mesmo, se a aquisição tiver sido feita a partir do 16(décimo sexto dia) então a depreciação será considerada a partir do dia 01(dia primeiro) do mês subsequente à aquisição.

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Rafael Vieira da Silva

Rafael Vieira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 16:54

Boa tarde Enoque,


Você deverá imobilizar o terreno pelo valor total do custo:

D - Imobilizado 200K
C- Bancos 20K
C- Emprestimos e Financiamentos a pagar 180K

+ Despesas

Lembrando que você pode, adicionar ao imobilizado todos os custos da aquisição que nesse caso são as despesas de cartorio e impostos.
Juros incorridos podem ser adicionas até que o imobilizado entre em operação, mas no caso do terreno ele já é de uso imediato, assim serão despesas financeiras.
Lembrando que terrenos não sofrem depreciação, se você imobilizar essas despesas ela só seram baixadas com a venda do terreno.


CPC 27 23. O custo de um bem do imobilizado compreende o seu valor de compra, incluindo custos de desembaraço alfandegário e impostos não restituíveis sobre a compra, e quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo em condições operacionais para o uso pretendido; quaisquer descontos comerciais e abatimentos são deduzidos para chegar ao valor de compra. Exemplos de custos diretamente atribuíveis são:

a. o custo da preparação do local;

b. custos da entrega inicial e de manuseio;

c. custos de instalação;

d. honorários profissionais, tais como os de arquitetos e engenheiros; e

e. encargos financeiros incorridos durante o período de construção ou produção.


24. Quando a aquisição de um item do imobilizado (em condições de uso imediato) for financiada, o seu custo é o preço à vista; a diferença entre este valor e o total dos pagamentos é reconhecida como despesa financeira, apropriada nos respectivos períodos de competência.


At.


Rafael Vieira

Rafael Vieira da Silva
Analista Contábil - Pleno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.