x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.884

Migrar empresa simples para lucro real (contador desaconselh

Ricardo

Ricardo

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 19:11

Olá,

Estou com alguns problemas para permitir a entrada e saída de sócios na empresa, permitindo quem tenha participação ter a opção de saída (vender sua parte) de maneira fácil, ou seja, sem a necessidade de fazer um novo contrato social ou atualiza-lo.

Estudando como solucionar isso li sobre as SA, dei uma olhada no lucro presumido e lucro real, tributações e funcionamento, vi que há mais detalhes que o simples, mas nada que seja um bicho de sete cabeças. Então fui conversar com a contadora da empresa para ver se poderia efetuar essa alteração, a resposta foram vários pontos que atrapalhariam como reunião 1 vez por ano e exigir nota fiscal sobre todas as compras e por se torna muito complicado, portanto não trabalham com esse tipo de empresa.

Minha dúvida é se realmente estou certo em querer converter uma micro-empresa para lucro real ou se realmente essa prática não é correta para empresa desse tamanho ? Caso sim é um processo tão complicado como foi citado ou é mais uma "zona de conforto" ?



Desde já agradeço a todos
obs: meu primeiro tópico, então espero estar postando no lugar correto

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 06:56

Bom dia Ricardo.

As diferenças e responsabilidades de se operar uma empresa do Lucro Real e do Simples são enormes.

Se vossa empresa conta com capital e pessoal para tal na minha opinião a empresa do Lucro Real é a melhor opção pois tributação ao meu ver é mais justa e mostra melhor a realidade da empresa.

Por outro lado as responsabilidades são maiores, as obrigações para com o fisco são maiores e procedimentos antes não aplicados na empresa como por exemplo controle rigido do seu contas a pagar e a receber, patrimonio, contas bancárias (e olha que ate aqui a contabilidade não entra ela só recebe estas informações) deve ser muito maior.

Eu não vejo como uma "zona de conforto" eu vejo que você terá que seguir regramentos mais rigidos para operar.


Agora eu pergunto: Você já fez uma comparação entre o quanto pagará de tributos, honorários e pessoal e viu se compensa?

Acredito que sua empresa agora deva ser uma ltda. A entrada e saída de sócios pode ser fácil, mas ai você precisa de um advogado que elabore contratos mais flexíveis (lembrando que não é responsabilidade do contador elaborar contratos sociais, a maioria querendo ajudar o faz. Ele deve orientar os procedimentos de funcionamento e tributação em cada tipos de alteração contratual).

E também elaborar um plano de controle (estabelecimento de uma especie de perfil básico) para a entrada dos sócios é uma boa.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Ricardo

Ricardo

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 13:34

Muito obrigado Paulo pela resposta.

A parte de tributação eu consegui fazer uma previsão, hoje até a tabela base do Simples nacional (6%) aparentemente é mais cara do que a tributação do Lucro Real, mesmo esta sendo mais complexa mensais (1,65% PIS + 7,6% COFINS + 2% ISS) e trimestrais (15% IRPJ + 9% CSLL) , a princípio pelos percentuais parece ser mais oneroso, porém como tu citou é uma tributação mais justa porquê hoje gastamos praticamente tudo na própria empresa em itens como folha de pagamento, este já é feito pela contabilidade, e itens como contas do empresa já é feito também em software e a contabilidade tem total acesso a isso.

Eu citei "zona de conforto", pois invés de explicar a situação como você me passou, a resposta que tenho dos contadores que pude falar é "não, com lucro real não trabalho", sendo assim eu não sei quanto é o honorário contábil que iriam me cobrar, sem essa abertura dos contadores para negociação fica impossível que eu possa concluir se é viável ou não.




obs: todos os valores que citei estão baseados em dias de leituras internet afora, sou apenas empreendedor, portanto sinta-se livre para me corrigir

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 14:03

Ricardo Malias, entrometendo um pouco na perfeita explanação do colega Paulo e tirando uma de suas dúvidas, onde você lê zona de conforto, leia-se contador despreparado.


Essa é a grande questão, contadores não querem trabalhar com lucro real por achar que dá trabalho, que é mais difícil de fazer, que as obrigações são mais onerosas... Veja bem, realmente tem mais obrigações, tem mais cuidado e controle, porém uma empresa organizada e empenhada no crescimento ajuda consideravelmente o trabalho do contador e claro para esse serviço a mais o contador DEVE, isso mesmo,DEVE cobrar mais por tais atividades, mesmo muitos não fazendo isso ou então dando desculpas de que 'não trabalho com lucro real'.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.