ASSISTA AGORA

DCTF Web: Entenda mais sobre a nova declaração da Receita Federal que deverá ser apresentada a partir de Julho

Contábeis o portal da profissão contábil

26
Apr 2018
10:37

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Notas de devoluções CFOP 5.411/5.202

6respostas
11.714acessos

João Paulo Medeiros

Usuário Novo

profissãoAnalista Informática
mensagens15
pontos217
membro desde20/04/2009
cidadeAvare - SP
Postada:Terça-Feira, 2 de junho de 2009 às 17:23:54
Boa tarde a todos...

Estou com uma dúvida na emissão das notas de devoluções CFOP 5.411 / 5.202. Itens com ST, alguns fornecedores de meus clientes dizem que as notas devem sair com os valores destacados nos campos BASEICM / ICM / BASEICMST / ST, outros dizem que os dados devem sair no campo DADOS ADICIONAIS... Gostaria de saber qual a forma correta dessa emissão...
Se alguém puder me ajudar e me explicar se tem as duas formas , agradeço desde ja!
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

profissãoContador(a)
mensagens4.067
pontos37.269
membro desde21/02/2008
cidadeTupa - SP
Postada:Terça-Feira, 2 de junho de 2009 às 17:58:24
João Paulo, as notas fiscais de devolução devem ser preenchidas com o destaque dos impostos que vieram na na nota fiscal de entrada.
Observe a nota de entrada destas mercadorias e os produtos que foram tributados, e tribute da mesma forma na devolução das mesmas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Luis Urtado

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissãoContador(a)
mensagens1.717
pontos26.284
membro desde30/11/2007
cidadePalmital - SP
Postada:Quarta-Feira, 3 de junho de 2009 às 08:31:26
Bom dia - João Paulo Medeiros

Realizei 02 (duas) consulta sobre o assunto, e oque foi nós passado foi oque segue abaixo, sendo que ja realizei mais de 20 consultas sobre o assunto junto a Secretaria da Fazenda, mas ate o presente momento não obtive resposta.

Se algum colega do Forum estiver algum parecer sobre o assunto, e poder postar todos ficariamos grato !!!

==============================================

"Em resposta à consulta formulada, informamos que para a devolução, nada será destacado, será apenas indicado no campo "Informações Complementares", os valores da Nota Fiscal de Aquisição"

Por ser entendimento, não há base legal.

==============================================

"Resposta: Considerando a sua pergunta entendemos que, por não haver uma previsão específica na Legislação, ou por falta de esclarecimento do Legislador, destaca-se apenas o imposto relativo a operação própria com sua respectiva base de cálculo em campos próprio na nota de devolução.
Já o imposto devido por substituição tributária apenas indicá-lo em Dados Adicionais com sua Base e imposto retido, procedimento este passível de consulta ao Fisco, por falta de previsão legal.

O remetente (RS) deverá procurar a Secretária da Fazenda deste Estado, pedindo a restituição do imposto pago a favor deste Estado, através da comprovação desta devolução de mercadoria"

PHILIA Serviços & Assessoria
WhatsApp - (18)99754-9533

Emissor de NFE para pequenas empresas com custo baixo, planos light para quem emite poucas notas fiscais no mês.

Duvidas entrar em contato !!!!
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

profissãoContador(a)
mensagens4.067
pontos37.269
membro desde21/02/2008
cidadeTupa - SP
Postada:Quarta-Feira, 3 de junho de 2009 às 08:46:52
Bom dia Luis, ótima sua postagem, olha seguindo do princípio de que se a empresa vendeu seus produtos e destacou o imposto devido na saída em sua nota fiscal emitida, se houver devolução desta mercadoria, esta empresa terá direito à se creditar do mesmo imposto debitado na saída. Mas devemos ficar atentos pois o Fiscal Estadual atua mesmo dentro do Estado de forma interpretativa e algumas regiões podem dizer uma coisa e outra ser contra ou definir de outra forma.
Resumindo, o melhor mesmo à fazer é sempre consultar o Posto Fiscal da sua região.
Grande abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
João Paulo Medeiros

Usuário Novo

mensagens15
pontos217
membro desde20/04/2009
cidadeAvare - SP
Postada:Quarta-Feira, 3 de junho de 2009 às 09:11:05
Sobre devoluções interestaduais, sabemos que a maioria sempre é devolvida com os icms e base sobre 12% nunca tive problema, agora em SP os meus clientes cada um diz uma coisa, sendo que ja fizemos devoluções para grandes empresas como UNILEVER e NESTLE e pediram os valores destacados nos campos BASE, ICM etc...
Então o correto acho que seria destacar mesmo?

Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

profissãoContador(a)
mensagens4.067
pontos37.269
membro desde21/02/2008
cidadeTupa - SP
Postada:Quarta-Feira, 3 de junho de 2009 às 09:39:40
João Paulo, eu entendo que se na compra da mercadoria veio destacado ICMS na nota fiscal, bem como o da Subst. Tributária, na devolução a empresa também deve fazer o destaque, já que tomou o crédito na entrada.
Como eu disse, se a empresa vendeu, debitou o imposto, quando há devolução ela tem direito de se creditar daquele imposto debitado.

João Paulo Medeiros

Usuário Novo

mensagens15
pontos217
membro desde20/04/2009
cidadeAvare - SP
Postada:Quarta-Feira, 3 de junho de 2009 às 10:30:21
ok.. obrigado

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César