x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 4.732

Retenção IR sobre aluguel de imóvel

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 16:09

Boa tarde

Temos um cliente que possui dois imóveis locados do mesmo proprietário, o mesmo ligou hoje informando que não podem reter o Imposto de Renda tendo em vista que um dos imóveis é de R$ 1.300,00 e não atinge o valor para dedução. Ele alega que como não atinge a tabela não podem descontar.


Essa informação procede?

Jessica da Cruz Alves
Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 16:16

Boa tarde Jessica !

Pelo que entendi a mesma pessoa paga aluguel de dois imóveis pra o mesmo proprietário.

Neste caso, soma-se o aluguel e aplica-se a tabela de retenção... se o valor alcançar o minimo permitido para retenção, deverá reter sim.


Att.
Nivaldo.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2016 | 16:46

Jessica...

MINISTÉRIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL


SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 427 de 22 de Dezembro de 2004


ASSUNTO: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF

EMENTA: ALUGUÉIS PAGOS POR PESSOA JURÍDICA A PESSOA FÍSICA. IMPOSTO INCIDENTE NA FONTE. RETENÇÃO. RECOLHIMENTO. O imposto de renda incidente na fonte sobre os rendimentos pagos por pessoa jurídica a pessoa física a títul o de aluguel deve ser retido pela fonte pagadora (pessoa jurídica locatária) por ocasião do pagamento efetuado por ela, independentemente de o pagamento ser efetuado diretamente ao locador (pessoa física) ou por intermédio de imobiliária. O recolhimento desse imposto, por sua vez, deverá ser efetuado pela fonte pagadora até o terceiro dia útil da semana subseqüente a de ocorrência do fato gerador, ou seja, do pagamento. O “adiantamento” do aluguel feito pela imobiliária ao seu cliente (pessoa físi ca locadora), “adiantamento esse feito como mero financiamento do aluguel que o locador teria direito de receber” caso a locatária tivesse pago o aluguel em dia, não está sujeito à incidência do imposto de renda prevista no art. 631 do RIR/1999, por não se tratar referido valor de rendimentos pagos por pessoa jurídica (locatária) a pessoa física (locadora) a título de aluguel de imóveis, uma vez que a imobiliária não se enquadra na condição de locatária. ALUGUÉIS PAGOS POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL. I MPOSTO INCIDENTE. RETENÇÃO. RECOLHIMENTO. O imposto de renda incidente na fonte sobre “aluguéis pagos por pessoa jurídica a pessoa física, por força de execução judicial”, deve ser retido pela fonte pagadora (pessoa jurídica obrigada ao pagamento, o u seja, pessoa jurídica locatária) no momento em que o rendimento se torne disponível para o beneficiário (pessoa física locadora), e recolhido até o terceiro dia útil da semana subseqüente àquela em que tiver ocorrido o fato gerador. No caso de ren dimentos pagos em cumprimento de decisão da Justiça Federal, mediante precatório ou requisição de pequeno valor, o imposto de renda incidente sobre eles, desde 1º de fevereiro de 2004, deve ser retido na fonte pela instituição financeira responsável pelo pagamento e incidirá à alíquota de 3% (três por cento) sobre o montante pago, sem quaisquer deduções, no momento em que, por qualquer forma, o rendimento se torne disponível para o beneficiário ou seu representante legal

Eis um site que pode ser útil.

www.saberimobiliario.com.br

Do mais se não houver a retenção estará sendo conivente e posteriormente poderá ambos serem intimados a esclarecer o fato junto à RFB, visto que quando for informar na DIRF não vai conseguir separar os valores de um ou outro prédio, pois o CPF é o mesmo. Neste momento há uma autodenuncia....

Explica isto para àquele que não quer a retenção.


Att.
Nivaldo

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Edir

Edir

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 15:22

Boa tarde a todos,

Tenho uma dúvida, por favor alguém me ajuda?

Tenho uma Empresa que alugou uma sala de uma pessoa física, todo mes eu pago o aluguel e retenho o IRRF, Isso está correto?
O DARF é preenchido com o CPF do Locador ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.