x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 4

acessos 3.348

Estoques e classificação como Ativo Permanente

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2016 | 14:08

Olá colegas:

Estava relendo o art. 105 da Lei nº 4.320/64 e me surgiu a seguinte dúvida:

O § 1º do art. 105 conceitua o Ativo Financeiro da seguinte forma:

§ 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.


Normalmente os estoques são classificados como Ativo Permanente, porém, é possível existir estoque, como o de sucata ou material para revenda, que cabe no conceito de Ativo Financeiro e não no de Ativo Permanente, já que não é necessária autorização legislativa para a alienação desses estoques (via de regra).

O que os colegas acham?

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 10:07

Everton,

Os estoques normalmente são classificados no circulante.
“São materiais e suprimentos que uma empresa ou instituição mantém, seja para vender ou para fornecer. insumos ou suprimentos para o processo de produção”. “Quaisquer quantidades de bens físicos mantidos de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo.”

e não vejo ele como no ativo financeiro que no meu ver entraria a disponibilidade de caixa, aplicações financeiras, devedores diversos, açoes, bancos.

posso estar errado.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 11:40

Também não tenho dúvida quanto ao descabimento técnico de classificar estoques como ativo financeiro, mas minha observação se trata do conceito de ativo financeiro constante na Lei 4.320, que o define como os créditos e e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária.

No caso, sucata (que compõem um estoque) e estoque para venda/revenda são realizáveis (conversíveis em moeda) independente de autorização orçamentária, portanto, pela "fria letra da lei", seria ativos financeiros. Isso é uma observação que fiz.

Ou então, e isso me ocorre agora, o termo "valores" tem qual significado?

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
WESMEY SILVA

Wesmey Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2016 | 16:40

Everton da Rosa, acredito que você se refia a BENS MÓVEIS INSERVÍVEIS, se for, no PCASP esta conta tem atributo P (Ativo Permanente).

Wesmey Silva
CRC-CE 016021
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 3 dezembro 2016 | 12:08

Como disse em resposta ao colega Alex, não tenho dúvida de que se trata de Ativo Permanente. Na verdade minha colocação foi mais uma curiosidade que me passou do que dúvida, até porque seria descabido. Mas se analisarmos o que aquele dispositivo legal conceitua como Ativo Permanente, surge essa "curiosidade".

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.