x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 17.904

Integralização de Capital com Bens

Jailson da Cruz Silva

Jailson da Cruz Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 junho 2009 | 17:10

Prezados Senhores,
Gostaria de obter informações quanto a integralização do capital com bens "maquinas e equipamentos" montada pelo sócio, só que o mesmo perdeu as notas fiscais dos produtos que usou para montar as maquinas, isso acarreta algum problema para efeito de fiscalização.
Desde já agradeço.
Jailson Cruz

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 5 junho 2009 | 07:56

Jailson, a empresa pode emitir uma nota fiscal de entradas destes bens em nome da pessoa física, como em qualquer aquisição de bens de pessoas físicas.
Na contabilização você pode debitar a conta relativa ao bem no ativo imobilizado e creditar a conta de capital como integralização.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
G. Alves

G. Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 7 junho 2009 | 11:44

Prezado Jailson,
A título de colaboração e para substanciar ainda mais o assunto, faria laudo de avaliação assinado por um engenheiro mecânico, devidamente registrado no CREA, para validar os valores dos equipamentos a preço de mercado, para evitar que seja questionado no futuro o valor do capital social da sociedade, evitando assim qualquer caracterização de fraude a terceiros.
Sds.

Jailson da Cruz Silva

Jailson da Cruz Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 25 março 2010 | 18:39

Prezados Senhores,
Estou com dificuldades para resolver o seguinte problema: Uma empresa recebeu R$ 45.000,00 do seu cliente a titulo de Antecipação de Honorários em 15/10/09 (depósito na c/c), sendo que para essa operação não foi emitido nota, tendo em vista que foi um adiantamento, no mesmo período o sócio da empresa aproveitou e fez uma retirada a Titulo de Antecipação de Lucros. Gostaria que se possivel ajudassem-me a fazer os lançamentos contabeis, tendo em vista que , fiquei com dúvidas em relação aos mesmos?
1 - Como faço o lançamento contábil do Adiantamento de Honorários?
2 - O Prestador do Serviço somente emitiu a NF referente o Adiantamento agora, como devo lançar para baixar o Adiantamento?
3 - Como efetuo o lançamento Contábil da Antecipação do Lucro e qual sua contra partida?
A empresa e optante pelo Lucro Presumido.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Att.
Jailson Cruz

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 08:22

Olá Jailson

1 -
Na data do depósito ou do recibo
D-Caixa/Banco
C-Antecipação de Clientes (PC)

2 -
Na competência da Nota Fiscal de Serviço
D-Cliente
C-Receita - Venda de Serviços

D-Antecipação de Clientes (PC)
C-Cliente

3 -
D-Antecipação de Lucros - (PL)
C-Sócio 1 (PC)
C-Sócio 2 (PC)
...

e na data da distribuição
D-Sócio...(PC)
C-Caixa/Banco

----------------------

Não vou entrar em detalhes nas caracteristicas do lucro presumido liquido para distribuição, já que não foi o questionamento.

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
Jailson da Cruz Silva

Jailson da Cruz Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 13:34

Prezado Sr. Mário,
Primeiramente agradeço a resposta postada, apenas fiquei com a seguinte dúvida. Criei a conta Adiantamento de Clientes no (AC) e você deu como exemplo a conta Antecipação de Clientes no (PC), poderia dizer-me qual o setor adequado do Plano de Contas para incluir essa conta.
Att.
Jailson

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 14:16

Olá Jailson

Talvez você tenha confundido Antecipação de Clientes, que gera uma obrigação da sua empresa para o seu cliente, portanto PC, com Antecipação a Fornecedores que trata-se de um direito seu com fornecedores, evidentemente.

Note que a classificação entre AC ou PC é, neste caso, determinada pela obtenção de uma obrigação para a sua empresa, portanto Passivo Circulante.

Se você classificar a conta no AC, quando esta receber o lançamento ficará com saldo credor, em desacordo com a natureza das contas de Ativo (salvo as redutoras).


Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 20:02

Boa noite colegas,

Estou constituindo uma empresa que 1 dos sócios entrará com a participação no Capital Social com Veículos que serão utilizados na atividade fim da empresa que terá atividade de concretagem, o sócio tem 3 caminhões de transportar concreto usinado. Esses bens foram adquiridos em leilão de órgão público e, tem o documento do referido leilão em q consta a aquisição desses.
Fora os veículos tem ainda, o terreno aonde será instalada a empresa.
O outro sócio entrará com a integralização do capital em dinheiro.

Dúvidas:
1- Em caso de integralização do capital em bem móveis, há que se apresentar algum documento desses bens, bem como, deverá ser feita uma avaliação de mercado destes, especificamente, visto que foram arrematados em leilão?
2- Capital Social em bens móveis são integralizados imediatamente, no ato da entrega dos bens à empresa?
3- O terreno será utilizado pela empresa, porém, está em nome do sócio. E este não quer que esse bem entre no Capital Social da empresa. Entendo que nesse caso específico, a empresa deverá está constituída e ter receita ou capital já integralizado em dinheiro suficiente para COMPRA do imóvel desse sócio e que esse imóvel, possa fazer parte do Ativo Imobilizado, uma vez que será um bem utilizado para suas atividades. A outra possibilidade seria o terreno ser alugado do sócio proprietário.
4-Em qual situação bens de sócio de Sociedade Empresarial deverá constar no Capital Social da empresa quando este quiser transferir a propriedade desses à empresa?.

Keil@Rejane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.