x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.341

Postos de Gasolina - Etanol vem com ICMS destacado na NF. So

Ricardo Silveira Leite

Ricardo Silveira Leite

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 13:19

Bom dia !!
Tenho o seguinte problema, Etanol para revenda, Posto em Lucro Presumido, vem da distribuidora com CST 010, ST e cobrança ICMS, devo fazer o crédito ICMS e descontar na venda, ou simplesmente não fazer esse crédito ? Movimentar esse icms me parece errado.

Grato à todos !!

Gustavo Silva

Gustavo Silva

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2016 | 22:29

Ricardo, boa noite!

As operações sujeitas à substituição tributária normalmente não geram crédito para o adquirente, pois a suposição é de que este fará suas vendas posteriores utilizando a mesma forma de tributação, ou seja, considerando que o ICMS devido em toda a cadeia de comercialização do produto já foi recolhido. Assim, as situações em que uma operação sujeita à substituição tributária pode gerar crédito do ICMS para o adquirente são aquelas nas quais o adquirente realizará posteriores operações com tributação normal, ou seja, sem aplicação da substituição tributária, quebrando a cadeia de tributação iniciada com a retenção.
De qualquer forma cabe consulta especifica na SEFAZ de seu domicilio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.