x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 13.198

Nota Fiscal para Transporte intermunicipal

Bruna Rosa da Silva Castro

Bruna Rosa da Silva Castro

Bronze DIVISÃO 4
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 17:01

Boa tarde! Estou com uma duvida será que alguém poderia me ajudar. Será feito a abertura de uma empresa de transporte e não sei qual tipo de nota se utiliza para transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros sob regime de fretamento. Entrei e contato com a prefeitura do Município e foi passado que por se tratar de viagens para outros municípios teria que emitir uma Nota Fiscal de ICMS, entendo que seria o CT-E mas como vou emitir um CT-E para um transporte de passageiros, achei estranho. Se alguém puder me ajudar, segue abaixo CNAE da empresa.
Obrigada!!
4929-9/02 TRANSPORTE RODOVIÁRIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, SOB REGIME DE FRETAMENTO, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL

Micael Martinez
Articulista

Micael Martinez

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 17:11

Bruna Rosa da Silva Castro ,

O serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros sob fretamento encontra-se regulamentado, no Estado de São Paulo, pelo Decreto nº 29.912, de 12/05/1989. Entre as hipóteses de incidência do ICMS, o fato gerador do ICMS ocorre no início da prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via (inciso X do art. 2º do RICMS/00, aprovado pelo Decreto nº 45.490/00).

Para a prestação de serviço de transporte intermunicipal ou interestadual de pessoas, será emitida a Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7.

Nos termos do art. 147 do RICMS/00, a Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, será emitida, antes do início da prestação do serviço, por agência de viagem ou por transportador, sempre que executar, em veículo próprio ou afretado, serviço de transporte interestadual ou intermunicipal de pessoas, tal como do tipo turismo ou fretamento por período determinado.

CONSIDERAÇÕES QUANTO AO ISS

O art. 155, inciso II, da CF/88 ao conferir aos Estados a competência para instituir e cobrar ICMS sobre serviços de transporte o faz em relação aos serviços de natureza interestadual e intermunicipal, restando sob incidência do ISS os serviços de transporte de natureza municipal ou intramunicipal.
Assim, para determinação da competência tributária e definição da incidência desses impostos, devemos, primeiramente, considerar o trajeto percorrido entre o início e o término da efetiva prestação.

Se o serviço de transporte tiver início no território de um município e término em outro município, temos uma prestação intermunicipal. Quando o início da prestação ocorrer num Estado e o término em outro Estado, temos uma prestação interestadual.

A prestação de serviço de transporte intermunicipal e interestadual sujeita-se à tributação do ICMS (art. 2º, inciso X, do Decreto nº 45.490/00).

Na hipótese em que o serviço de transporte tiver início e término no território de um mesmo município, temos então o que se denomina prestação "intramunicipal", ou seja, aquela que ocorre somente dentro do mesmo município, sujeitando-se à tributação do ISS, imposto de competência municipal, conforme item 16.01 da lista de serviços anexa à Lei Complementar nº 116/03:

"16.01 - Serviços de transporte de natureza municipal".

Att.

Martinez Consultoria Fiscal-Tributária.
#Contabilidade Fiscal-Tributária#

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.