Contábeis o portal da profissão contábil

31
Jul 2014
22:40

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Abertura de um escritorio de contabilidade

66respostas
54.904acessos

mostrando página 1 de 3
1 2 3

POSTS RELACIONADOS

Priscila Silva Santos

Usuário Ativo

profissãoContador(a)
mensagens134
pontos970
membro desde03/06/2009
cidadeGuarulhos - SP
Postada:Sexta-Feira, 5 de junho de 2009 às 14:11:14
Tópico Trancado por Ricardo C. Gimenez em 04/10/2010 19:39:54
Tópico Destrancado por Ricardo C. Gimenez em 05/10/2010 13:44:47
Ola..

Preciso de ajuda. irei montar um escritorio de contabilidade.

Quero ajuda, se puderem me ajudar com informações e o melhor jeito de montar.

Ah preciso saber tbm se precisa ja ter o CRC para abrir a empresa.

Peço a gentileza de tudo que puderem me enviar de util.

Obrigada e Grata

ATENCIOSAMENTE;
Andrea Alves da Silva

Usuário Novo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens14
pontos108
membro desde23/05/2009
cidadeDuque de Caxias - RJ
Postada:Sexta-Feira, 5 de junho de 2009 às 14:48:36
Boa tarde!!!

Priscila, fui ajudar uma amiga minha para abrir um escritorio de contabilidade aki em Caxias (RJ) e aconteceu o seguinte, quando fui dar entrada no cartório, ele exigiu um documento fornecido pelo CRC e fui me informar que documento era esse, e fui informada que primeiro eu teria que dar entrada no CRC, pagar uma taxa e ai so depois dar entrada no cartório e no contrato , se for firma individual, vc terá que pelo menos ser tecnica (com seu crc) e se for com socios, os mesmos terão que ser tecnicos.
Aconselho que vc de uma ligadinha para o CRC para que eles te orientem melhor.
Espero ter ajudado !
Edilson Silva

Usuário 5 Estrelas

profissãoContador(a)
mensagens154
pontos1.220
membro desde17/03/2009
cidadeBrasilia - DF
Postada:Sexta-Feira, 5 de junho de 2009 às 17:27:16
Bem, para você exercer a profissão, você já deve ser registrada no conselho de classe.

depois disso...
contrato social.... junta e por ai vai....

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB
Diego Bernardes da Silva

Usuário Novo

profissão
mensagens1
pontos16
membro desde31/12/1969
cidadeUberaba - MG
Postada:Sábado, 6 de junho de 2009 às 10:13:47
Vou abrir um escritório de contabilidade pelo simples nacional, será que tenho que me cadastrar na jucemg primeiro como empresário, pois meu escritório é individual, eu que serei o responsável, ou posso ir direto no cartório e registrar, sem passar pela jucemg?

Obrigado!
Rubens

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens25
pontos167
membro desde19/06/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Segunda-Feira, 8 de junho de 2009 às 14:19:37
Priscila,
Você ou seu sócio precisa ter sim inscrição no CRC.
O contrato precisa passar no CRC antes de ser registrado, para ter o visto e autorização do mesmo para funcionar.

Edilson Silva

Usuário 5 Estrelas

profissãoContador(a)
mensagens154
pontos1.220
membro desde17/03/2009
cidadeBrasilia - DF
Postada:Sexta-Feira, 11 de setembro de 2009 às 19:15:30
Diego Bernardes da Silva
A partir do momento que você deseja ser empresa, e ingressar no simples nacional, você deverá constituir a empresa, seja ela individual ou com socio, ps se contabilidade o socio deve ser profissional de alguma area. levar o contrato para ser registrado primeiro no CRC do seu estado, depois junta comercial, e o resto dos procedimentos.

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB
Marcos

Usuário Novo

profissão
mensagens4
pontos24
membro desde29/09/2009
cidadeAracatuba - SP
Postada:Quarta-Feira, 30 de setembro de 2009 às 20:41:18
Olá Priscila,

consulte a Resolução 1098/2007 do CFC.

valeu
Marcos
Anderson Silva

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoAdministrador(a)
mensagens473
pontos2.914
membro desde16/04/2008
cidadeSantos - SP
Postada:Quarta-Feira, 30 de setembro de 2009 às 22:34:50
Diego

Não é possível ter uma empresa individual com atividade de escritório de contabilidade.
No seu caso você deverá ter a inscrição CEI, emitida no site da Previdência Social.
Elias da Vitoria Santos

Usuário 5 Estrelas

mensagens157
pontos1.155
membro desde12/08/2006
cidadeSao Cristovao - SE
Postada:Quinta-Feira, 1 de outubro de 2009 às 00:45:00
Prezados,

A citada Resolução 1098/2007 foi revolgada pela 1166/2009. É possível sim constituir a organização contábil sob a forma de empresário. Leia aqui resolução.

Abraços

Elias
Anderson Silva

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoAdministrador(a)
mensagens473
pontos2.914
membro desde16/04/2008
cidadeSantos - SP
Postada:Quinta-Feira, 1 de outubro de 2009 às 09:52:47
Elias

Você está correto e eu falei besteira.
mensagens5.328
pontos59.655
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Quinta-Feira, 1 de outubro de 2009 às 18:12:05
Boa tarde amigos!

Estava preparando uma resposta e, como a idade vai chegando e a memória falhando, não me lembro mais qual postagem que eu iria responder.
Como minha base na resposta era a informação do amigo Elias da Vitoria Santos, vou postar o material aqui para fonte de consultas, já que trata-se deste assunto:

O registro cadastral das organizações contábeis é regido pela Resolução CFC nº 1.166/09, que em seu artigo 27 revogou a Resolução CFC nº 1.098/07.

O artigo 2º, da então revogada Resol. 1.098/07, permitia apenas duas categorias de organização contábil, sendo elas: "I - organização contábil, pessoa jurídica de natureza civil, constituída sob a forma de sociedade, tendo por objetivo a prestação de serviços profissionais de contabilidade;" e "II - organização contábil, escritório individual, assim caracterizado quando o contabilista, embora sem personificação jurídica, execute suas atividades independentemente do local e do número de empresas ou serviços sob sua responsabilidade".

Isto mudou com a vigente Resol. CFC nº 1.166/09, que também em seu artigo 2º, permite 03 categorias de organização contábil:
"Art. 2°. O Registro Cadastral compreenderá 3 (três) categorias:

I - Organização Contábil, pessoa jurídica constituída sob a forma de Sociedade, tendo por objetivo a prestação de serviços profissionais de contabilidade;

II - Organização Contábil, pessoa jurídica constituída sob a forma de Empresário, tendo por objetivo a prestação de serviços profissionais de contabilidade; e

III - Organização Contábil, Escritório Individual, assim caracterizado quando o Contabilista, embora sem personificação jurídica, execute suas atividades independentemente do local e do número de empresas ou serviços sob sua responsabilidade
".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook e o meu Twitter.
***CCB
profissãoProfessor(a)
mensagens18
pontos233
membro desde15/07/2009
cidadeCapao Bonito - SP
Postada:Quinta-Feira, 1 de outubro de 2009 às 19:31:00
Boa Noite, caríssimos colegas!!!

Percebemos que apesar do nosso amigo Wilson Fortunato dizer que "quando a idade vai chegando a memória vai falhando" todo seu trabalho de colaboração com este Fórum é de uma grandeza incomparável. É simplesmente muito importante a todos nós as informações por ele prestadas.
Wilson Fortunato, gostaria de desejar meus parabéns e deixar registrado que você é com certeza um excelente profissional. Tomo a liberdade para registrar aqui, em nome de todos que utilizam suas informações, nosso muito obrigado.

Ah! Parabéns pela memória, ok?

Forte abraço!
profissãoContador(a)
mensagens413
pontos4.487
membro desde29/07/2006
cidadeRosana - SP
Postada:Sexta-Feira, 2 de outubro de 2009 às 08:32:51
Quero apenas lembrar que a recente Resolução CGSN n.º 67/2009 traz como alternativa aos contabilistas a opção pelo SIMEI, desde que obedecidas as demais condições para enquadramento nessa categoria.

Revson Vasconcelos Alves

Autor do livro "Contabilidade Gerencial", publicado pela Editora Atlas.

Acesse: http://www.editoraatlas.com.br/atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522480432
mensagens5.328
pontos59.655
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Sexta-Feira, 2 de outubro de 2009 às 10:03:35
Bom dia Roberto Francisco Daniel Neto!!

Muito obrigado por suas palavras!

Isto me estimula ainda mais a procurar ajudar aos amigos e a me manter mais atualizado, pois sei que, mesmo com pouca coisa, estou ajudando algum "companheiro de batalha".

Desejo-lhe um ótimo dia.

***CCB
Luiz José

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens4.368
pontos52.466
membro desde10/10/2006
cidadeNiteroi - RJ
Postada:Sexta-Feira, 2 de outubro de 2009 às 21:54:30
Boa noite amigos.

Concordo plenamente com o amigo Roberto Francisco Daniel Neto. Quisera ter mais gente aqui no Fórum com "problemas de memoria" como nosso amigo Wilson Fernando :)

Abraços.

AVISO AOS NAVEGANTES: Qualquer pessoa tem o direito de presumir–se inocente até a sua culpabilidade ser provada. Cabe a cada um ser reto em suas ações para que seja sempre inocente.
Letícia Lucinda

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens18
pontos139
membro desde05/08/2009
cidadeBarueri - SP
Postada:Sábado, 3 de outubro de 2009 às 17:41:55
Priscila,

Se você abrir empresa, deverá ter o seu CRC ativo e também deverá pagar a anuidade de PJ junto ao CRC.

Agora, se você for MEI (Micro empreendedor individual), você poderá pagar apenas a sua anuidade (que já é bem cara). No MEI temos a restrição do faturamento que não poderá passar de R$ 3.000/mês, caso contrário, você mudará a forma de tributação (Simples Nacional) .

Espero ter ajudado.

Letícia Lucinda
Leandro R.f.

Usuário Ativo

mensagens105
pontos865
membro desde06/05/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 4 de novembro de 2009 às 17:58:16
Não vi nenhum questionamento a respeito, transcrevo:

Até onde nos vale a pena abrir empresa PJ e optar pelo Simples? Vi uns colegas discutindo a respeito e ficou equilibrada as opiniões. O que vocês acham?

Pois tenho inscrição no CRC como escritório individual e to estudando se abro PJ ou não. Vou ainda mais a fundo calcular se vale a pena pagar o DAS, registro de empregados, etc... ou o registro dos empregados do jeito que já estou e assim vai.

Abraço a todos.
mensagens5.328
pontos59.655
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Quarta-Feira, 4 de novembro de 2009 às 18:15:50
Correto Leandro!

Nem sempre a opção pelo Simples Nacional é a melhor opção para um escritório de contabilidade. Por isso que efetuar um breve estudo tributário se faz necessário.

Agora, sobre a necessidade de constituir uma empresa ou continuar como autônomo, vai depender da necessidade da empresa.
No meu caso, por exemplo, tenho um "futuro cliente" que necessitará de Notas Fiscais de uma empresa de contabilidade, não podendo ser um RPA de um contabilista autônomo. Neste meu caso, é necessário a constituição de uma empresa de contabilidade.

***CCB
Leandro R.f.

Usuário Ativo

mensagens105
pontos865
membro desde06/05/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 4 de novembro de 2009 às 18:47:15
Caro Wilson,

É, no seu caso então, terá que constituir uma empresa. Espero que seja vantajoso pra você.

No meu caso, irei pesquisar mais sim, espero a opinião de todos, assim quem tem essa mesma dúvida pode ser ajudado. O bom do fórum é isso: vem um e fala um detalhe e mais outro e assim vai, no fim a gente consegue ter uma visão melhor, além de ter feito nossos cálculos particulares, é claro.

profissão
mensagens4
pontos134
membro desde10/04/2009
cidadeDiadema - SP
Postada:Quinta-Feira, 3 de dezembro de 2009 às 13:57:26
Olá Pessoal,

Gostaria de saber se existe algum curso de pós-graduação

indicado para quem quer abrir um escritório de contabilidade,

pretendo daqui alguns anos abrir meu próprio escritório, e

gostaria de me aperfeiçoar.

Desde já agradeço.
Vanderlei Coló

Usuário Novo

profissãoAutônomo(a)
mensagens24
pontos296
membro desde09/11/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 3 de dezembro de 2009 às 21:02:42
Prezada Priscila,
Naturalmente para abrir escritório contábil é nescessário que pelo menos um dos sócios tenha o CRC ativo, ou senão poderá abrir escritório individual,
Faça o Contrato Social e peça o visto do CRC. e de entrada. eseja feliz. e trabalhe muito e ganhe pouco...
Pedro Junior

Usuário Iniciante

profissão
mensagens31
pontos179
membro desde20/03/2009
cidadeSao Jose do Rio Preto - SP
Postada:Segunda-Feira, 7 de dezembro de 2009 às 09:26:24
Bom dia, também estou abrindo um escritório de contabilidade e estou com a seguinte situação: vou trabalhar apenas com CEI, não vou abrir empresa e no momento não terei sequer empregados registrados. Fui dar entrada na prefeitura para conseguir uma inscrição no município e a pessoa responsável não aceita que eu não possua CNPJ de forma alguma. Acho absolutamente inviável para mim, ainda mais sendo no começo abrir uma empresa, pois teria sem dúvida maiores gastos. Então, pergunto: ele pode fazer isso?? Até onde sei nós contabilistas realmente não precisamos abrir empresa nenhuma, pois também a grande maioria dos profissionais que conheço não tem empresa. Existe alguma resolução do CRC que cite este caso?
Agradeço a quem possa ajudar.
Elias da Vitoria Santos

Usuário 5 Estrelas

mensagens157
pontos1.155
membro desde12/08/2006
cidadeSao Cristovao - SE
Postada:Segunda-Feira, 7 de dezembro de 2009 às 09:47:21
Mensagem Editada por Elias da Vitoria Santos em 07/12/2009 09:49:21
Bom dia!

Pedro,

Tal funcionário está completamente equivocado, a prefeitura não pode negar o registro cadastral de autonomo, a nossa profissão é regulamentada, tal qual do advogado, do engenheiro etc. Podemos exercer a profissão como autonomo, contratar funcionarios, etc. Você com esse registro receberá o alvará da prefeitura e irá pagar anualmente uma taxa.

Voce deve procurar o chefe do setor e tratar com ele, pois esse funcionário está desinformado.

Veja a Resolução do Conselho Federal nº 1166/2009 sobre escritório Idividual Art 2ª e incico III.

Elias.
Pedro Junior

Usuário Iniciante

profissão
mensagens31
pontos179
membro desde20/03/2009
cidadeSao Jose do Rio Preto - SP
Postada:Segunda-Feira, 7 de dezembro de 2009 às 19:38:44
Ok Elias, muito obrigado pela informação, é o que eu precisava mesmo...abraço!
Marcelo Augusto

Usuário 3 Estrelas Novas

mensagens325
pontos2.708
membro desde23/01/2008
cidadeCuritiba - PR
Postada:Terça-Feira, 8 de dezembro de 2009 às 10:46:14
Bom dia,

Estou pensando em obter CNPJ como MEI (Empresário).

Alguém sabe como devo proceder perante o CRC, com relação ao registro?

Normalmente deve-se registrar antes no CRC e depois na Junta Comercial e nesse caso?

Outra dúvida. Hoje pago a anuidade, após o registro como MEI vou pagar apenas a anuidade como MEI ou serão devidas duas anidades?

Abs
profissãoContador(a)
mensagens413
pontos4.487
membro desde29/07/2006
cidadeRosana - SP
Postada:Terça-Feira, 8 de dezembro de 2009 às 16:25:38
Marcelo,

Mesmo efetuando sua formalização como MEI, todos os procedimentos concernentes ao CRC permanecem iguais.

Então, se normalmente você deve registrar-se antes no CRC para depois procurar a Junta Comercial do Paraná, como MEI será a mesma coisa.

Se não estiver enganado, será devida anuidade ao CRC pelo registro seu como Contabilista e pelo registro do escritório com seu CNPJ, haja vista que serão registros no Conselho distintos.

Revson Vasconcelos Alves

Autor do livro "Contabilidade Gerencial", publicado pela Editora Atlas.

Acesse: http://www.editoraatlas.com.br/atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522480432
Bruno Marioto de Lima

Usuário Estrela Nova

profissãoContador(a)
mensagens234
pontos2.640
membro desde15/06/2009
cidadeBebedouro - SP
Postada:Quinta-Feira, 21 de janeiro de 2010 às 10:44:07
Quais atividades são aceitas para escritorio de contabilidade ter registro no CRC, apenas atividades de contabilidade? ? ou alguma similar também pode ser usada?

Bruno Marioto

Bruno Marioto de Lima
Contabilista
Bruno Marioto Assessoria e Consultoria Empresarial
marioto.cont@gmail.com

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
mensagens55
pontos379
membro desde05/08/2009
cidadeSanto Augusto - RS
Postada:Terça-Feira, 26 de janeiro de 2010 às 08:11:32
estou fazendo registro MEI para trabalhar como contadora, tenho que reter os 11% de INSS sobre a NF, outros ramos também, já vamos recolher INSS junto com os impostos? alguem pode me esclarecer?
Mercia Sampaio Lima

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Administrativo
mensagens1
pontos7
membro desde03/06/2009
cidadeMaceio - AL
Postada:Domingo, 8 de agosto de 2010 às 22:24:17
Boa Noite.....
Já tirei meu CRC...
Agora pretendo começar a trabalhar na minha área. Só que nunca trabalhei na área contábil.A única experiência que tenho é que já fiz estágio no Sebrae com abertura de empresas. Como faço pra começar a conseguir clientes. Não posso abrir um escritório agora deviso as minhas condições financeiras,mas pretendo começar aos poucos. O que faço em primeiro lugar?Eu e minha amiga estamos querendo fazer o trabalho em casa mesmo,pq não temos dinheiro disponível pra montar um escritório. Que documentos além do CRC, devemos providenciar pra que possamos começar???Nós duas já tiramos nosso CRC'S.
Gostaria da orientação de vcs pra que possamos começar a trabalhar.
Temos que fazer algum contrato com o cliente? Como devemos fazer?
Grata....

Mércia
merciamilenium@hotmail.com

Hugo Ribeiro

Moderador

profissão
mensagens3.427
pontos52.228
membro desde29/11/2007
Postada:Domingo, 8 de agosto de 2010 às 23:04:04

Oi Mércia, boa noite...
Bem vinda ao Forum.

Abrir um escritório de contabilidade hoje depende de alguns investimentos mínimos, como um bom programa de contabilidade (que englobe contabilidade, fiscal e trabalhista) e alguma estrutura para receber clientes, além de bons equipamentos de informática, conexão com internet, assinatura de revistas tributárias, participação em cursos e seminários, etc.

E não despreze a experiência nesse ramo, ante tantas exigências que temos que cumprir no nosso dia a dia.

Acho arriscado iniciar esse tipo de investimento sem suporte de um profissional que esteja no mercado. Talvez necessário fosse que antes desse passo tão importante, trabalhassem em um escritório de contabilidade por algum tempo visando colher a bagagem minima necessária.

A maioria dos profissionais que conheço, quando abrem seu próprio escritório, normalmente já vem de alguns anos de trabalho no ramo.

Pesquise no site do CRC do seu estado que certamente encontrará modelos de contratos de prestação de serviço e informações úteis.

Não existe uma forma de se conquistar clientes. Vêm o primeiro, gosta dos serviços prestados, comenta com outro e por aí vai.

E mantenha disponível a famosa network, a sua rede de contatos...

Diante de tudo isso, a pergunta que voce e sua amiga devem se fazer no momento seria: esse seria o momento oportuno para abertura do nosso escritório?

E independente de qual seja a resposta, desejo boa sorte a ambas.

Boa sorte.
Hugo.

mostrando página 1 de 3
1 2 3

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 1.35 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César