x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 10.426

Contabilidade Sindicato

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 5 junho 2009 | 14:29


Boa tarde.

Gostaria de saber como dá inicio a Escrituração contábil de um Sindicato, sabendo que o mesmo teve seu efetivo registro em 03/2008, porém teve gastos (pré operacionais de legalização, publicação e aluguéis e outras despesas) no mês de Janeiro/2008, assim como recebeu contribuições (doações) para estes registros dos seus componentes.

Algum dos colegas poderia me ajudar, pois numa empresa há o capital social e o caixa a ser registrado e no caso acima como devo proceder para iniciar a escrituração.
Poderiam também me indicar quais os livros necessários, pois li em outro tópico que deveriam ter os livros revestidos das formalidades, então quais seriam estes livros especificamente.

Aguardo e agradeço antecipadamente.
Abraços e Bom Final de Semana
a Todos
Sonia


Carpem Die
Sônia Fiorine
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 junho 2009 | 10:57

Bom dia Sônia!

Você irá iniciar a escrituração à partir do seu registro, contabilizando as despesas e as contribuições e doações para que este caixa obtesse saldo para pagar as devidas contas.
Vale lembrar que todas as contribuições e doações precisam ser registradas em livro caixa e emitido recibo para a pessoa que efetuou a doação como sendo documento comprobatório para o Sindicato e o doador.
Os livros são o Livro Diário e Livro Razão que você irá utilizar para comprovar a escrituração contábil do sindicato.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 junho 2009 | 12:40


Boa tarde, Gilberto

Obrigado e desculpe-me pela demora em te agradecer, aproveito a oportunidade e gostaria de saber se você não teria algum modelo que pudesse me enviar, algo bem simples para me dá um norte nos primeiros registros.

Desde já te agradeço novamente pela sua atenção.

Bom final de semana.

Sds
Sônia



Carpem Die
Sônia Fiorine
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 junho 2009 | 13:31

Olá Sônia!

Não tem um modelo pra te passar, basicamente você vai adaptar o Plano de Contas constando contas específicas que irão surgindo de acordo com que você for contabilizando as despesas.
O início você irá lançar as contribuições e doações recebidas em conta de receitas, debitando a conta caixa, seguindo com as despesas pagas creditando conta caixa também.
Converse com os diretores, veja se houve aquisição de imobilizados, relacione os mesmos e veja a forma que foram adquiridos, se através de doação também ou compra por parte do Sindicato.
Sempre que houver doação você irá fazer o lançamento creditando contribuições e doações (receitas) e debitar a conta caixa, e em seguida debitará a conta correspondente à despesas ou bem adquirido creditando a conta caixa, fechando assim o lançamento.
Estes são os lançamentos iniciais que você irá fazer.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 junho 2009 | 18:36

Boa noite, Gilberto

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, vou tentar encontrar um plano de contas que posso se ajustar, acho até que no forum tem algo sobre o assunto.

Bom final de semana

Abraços
Sônia

Editado por Sonia Maria Mourelhe Fiorine em 12 de junho de 2009 às 18:37:18

Carpem Die
Sônia Fiorine
KLEBER OLIVEIRA RODRIGUES

Kleber Oliveira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 14:41

Boa tarde dona sonia, estou com este problema de abertura de Sindicato. Eu nao sei como proceder, mas pelo que li acima, tudo que foi pago pela diretoria como despesa entrará como doações, é isto mesmo? E como vou ressacer o dinheiro gasto pela diretoria? E se tiver um modelo de plano de contas de sindicato que possa me enviar eu agraço muito.
obrigado

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"
MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA LIMA

Marcos Vinicius de Oliveira Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 15:13

Olá Kleber, eutenho um modelo simples de plano de contas de associações e sindicatos que achei na internet e atraves desse aperfeçoei pra uma associação ..se vc quiser me fale que mando oum e-mail pra vc ....Quanto a sua duvi acho que vc nao devera ressacer a diretoria porque o dinheiro aplicado nas despesas foi uma doação ...

Editado por Marcos Vinicius de Oliveira Lima em 31 de julho de 2009 às 15:17:19

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 setembro 2009 | 17:22

Boa tarde, Marcos Vinicius de Oliveira Lima


Antecipadamente grato pela sua intenção de dividir seus conteúdos com os participantes do Fórum Contábeis, sugiro que este arquivo seja enviado para o meu e-mail de moderador (vide minha assinatura logo abaixo) para podermos anexar este plano de contas neste tópico e imediatamente dispô-lo a todos os interessados, o que certamente o livrará de ter de ficar encaminhando e-mail para enésimas pessoas.

Visto que quando algum arquivo é oferecido a alguém imediatamente as postagens pedindo cópias multiplicam-se, julgo sensato manter fechado este tópico até que este material seja aqui anexado.

Permanecendo no aguardo do e-mail, registro saudações.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.