x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.034

IFRS obrigatoriedade

SANDRO VIEIRA GUIMARAES

Sandro Vieira Guimaraes

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a) Informática
há 7 anos Terça-Feira | 1 novembro 2016 | 19:01

Bom tarde, alguém tem condições de confirmar para quando será exigida a obrigatoriedade para todas as empresas a apresentação de sua contabilidade seguindo as normas do IRFS?
Sei que esse tema é muito amplo, mas tenho observado discussões em empresas de pequeno e médio porte que certamente não tem condições de atender essas normas, pelo menos em um curto prazo.
Tenho buscado informações a respeito, mas nada de concreto pude observar por hora.
Obrigado

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 novembro 2016 | 20:08

Boa noite Sandro Vieira,

Desde 2012 é obrigatório para todas as empresas a contabilidade pelas novas normas contábeis. Lembrando que o IFRS foi transformado em CPCs e posteriormente transformados em Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Início de 2013 o CRC na minha região já cobrou de todas as empresas.

Quanto a convergência das regras fiscais de contabilidade que influenciam no calculo do lucro real, a lei que saiu ano passado já trouxe algumas mudanças, mas ela ficam mais focadas na transformação da contabilidade, levando em conta que as empresas já devem estar adotando as novas normas de contabilidade, em declarações fiscais como a ECF e ECD.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.