x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 27.874

Contabilidade Loteamento

Rafael do Amaral Riva

Rafael do Amaral Riva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:15

Pessoal boa tarde, alguem poderia me tirar uma duvida da area contabil?Tenho uma empresa do ramo imobiliario, ela comprou um terreno e irá dividir em torno de 850 lotes, minha dúvida é: posso contabilizar o terreno (ativo) um só e a medida que for sendo vendido os lotes, eu faço o calculo proporcional a venda e os custos, ou tenho que dar entrada lote por lote no meu estoque? Ja li todas as cpc, nbcs e não acho anda que especifique isso...

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:24

Rafael do Amaral Riva , boa tarde!

Se comprou o terreno para venda, você terá um estoque, como disse, vai ser loteado. O Loteamento será estruturado todo de uma só vez - infraestrutura (agua,luz e esgoto) pavimentação, etc.

O engenheiro vai dividir, de acordo com a topografia, a melhor área para cada lote. No memorial descritivo ele informará o FIT (fração ideal de terreno).
Pois bem, depois que você tiver o custo (todo o custo desde a compra, legalização, aprovação até ficar pronto para entrega), mensalmente, irá apropriar a cada terreno o custo de acordo com o FTI. Aí sim, de acordo com a venda, você passa para a conta cliente, caixa ou banco e reconhece o custo do terreno vendido. Att.
Nivaldo

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Rafael do Amaral Riva

Rafael do Amaral Riva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:29

Tbm tenho esse entendimento...nao faria sentido eu contabilizar no meu estoque lote por lote a medida em que foi desmebrado, entendo que isso deveria ser feito proporcionalmente na medida que for vendendo esses lotes, calculando os valores de venda e custos...não seria isso?

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:42

Rafael, infelizmente não é isto, me desculpe por não ser claro.

Você deve lançar lote a lote no estoque (caso tenha opção - trabalhe com plano de conta auxiliar).

Ex.

1.01.01.01. Estoque de terrenos para venda
1.01.01.01.001 - QuadraA Lote 001
1.01.01.01.002 - QuadraA Lote 002
.
.
.
1.01.01.01.850 - QuadraP Lote 070

Isto só para você apropriar o custo (fala com o TI do sistema de contabilidade que utiliza e pede para lhe informar com utilizar plano de conta auxiliar - vai lhe ajudar muito)

Depois quando vender, você dá baixa no lote vendido.

Ex.

Venda do lote 010 da quadra A

D- Clientes
C- Receitas - venda L001 Q A

Custo
D. - Custo Terreno Vendido
C - 1.01.01.01.010 - (custo do terreno vendido)

Espero ter ajudado

Att
Nivaldo




Att.
Nivaldo

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Rafael do Amaral Riva

Rafael do Amaral Riva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:56

eu que peço desculpas pela má interpretação.....eu tinha o entendimento ao contrario, acreditava que poderia dar entrada no terrenos e calcular o valor do lote somente na venda, fazendo de modo proporcional....obrigado pela ajuda Ah mais uma coisa se nao for pedir muito: vc nao saberia me dizer onde posso achar a base legal sobre isso, pois ja pesquisei em tudo quanto é lugar e nada achei rs, mais uma vez obrigado

REINALDO ALVESV

Reinaldo Alvesv

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 17:51

boa tarde

Pessoal, estou com uma situação seguinte, tenho um cliente, que comprou um terreno rural, transformou o mesmo em area urbana, e criou um loteamento, realizou parte das infraestruturas, os lotes dos mesmo já estão registrados em cartório com valor aproximado de 40000,00 cada, sendo um total de 50 lotes.

Minha duvida é, como lançar estes valores na contabilidade, uma vez que o contador anterior abriu uma empresa para o mesmo com um capital social de apenas 20.000 reais apenas.


Outra coisa, caso alguém tem algum modelo de plano de contas de imobiliária para disponibilizar eu agradeço

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 08:18

Bom dia Reinaldo!

Primeiro você precisa conversar bom o proprietário da empresa e analisar o seguinte:

1) A empresa adquiriu empréstimo para a compra?
2) A empresa vai pagar o proprietário do imóvel rural com parte dos 50 lotes?
3) O imóvel rural foi comprado com capital da pessoa física do sócio ou de terceiro?

Depois que souber a origem, você vai ficar tranquilo para desvendar o lançamento.

Quanto ao plano de contas, segue um link que poderá auxiliá-lo a montar o seu plano de contas.
www.lgncontabil.com.br

Att.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Augusto Canavelo

Augusto Canavelo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 30 maio 2017 | 10:02

Bom dia a todos.


Prezados, preciso de ajuda de você no sentido de que trabalho com loteamentos no momento. No caso eu recebo muitos adiantamentos de clientes, pois o processo demora um pouco para poder ser assinado e reconhecido firma. A empresa que eu faço a contabilidade, demora um pouco para me mandar os contratos. No caso eu estou reconhecendo a receita com os adiantamentos. Isso está correto ou devo esperar o contrato ficar pronto, assinado e entregue nas mãos da contabilidade ???


Augusto Canavelo.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 maio 2017 | 10:16

Augusto Henrique Canavelo Nogueira, bom dia!

A venda foi antecipada, pelo que entendi, também tenho um loteamento no mesmo molde e estou reconhecendo pelo recebimento, tributando-o no lucro presumido. Entendo que se esta recebendo é porque já existe um contrato firmado. É dificil acreditar que ainda hoje alguém pague sem uma garantia. Caso desista do lote, eu faço devolução abatendo o imposto já pago.
Espero tê-lo ajudado.

Att

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Augusto Canavelo

Augusto Canavelo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 30 maio 2017 | 11:07

Nivaldo Pagotto ,


O contrato existe, mais não está com as assinaturas reconhecidas em cartório. No caso eu devo reconhecer como receita ou só como adiantamento. Visto também que o meu regime é Caixa.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 maio 2017 | 11:12

Augusto, eu estou reconhecendo tudo como receita. Entendo que embora não esteja reconhecida a firma, o contrato existe. Porém ao pé da letra, o correto seria reconhecer parte como adiantamento e parte como receita, de acordo com o andamento da evolução do loteamento. Até o momento em que o terreno estiver pronto para construção de quem o adquiriu.
Como é dificil ter o acesso aos documentos e gastos em tempo hábil para a contabilidade, estou reconhecendo como receita o recebimento parcelado.

Att.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.