Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 616

Sucessão de empresário por falecimento

Victor Rodrigo Galli

Victor Rodrigo Galli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 09:31

Bom dia!

Um cliente (empresário) faleceu e no inventário foi determinado que a parte da empresa ficaria com o viúvo. O mesmo quer continuar com a empresa, mantendo CNPJ, Ie e IM. Montei o processo na JUCESP como alteração de Empresário para Sociedade Limitada, admitindo o viúvo como sócio da empresa e encaminhei o processo, que voltou com varias exigências, dentre elas que o viúvo não pode assinar, que ele tem que constar como sucessor, que tem que ser admitido um 3º sócio na constituição da sociedade. Em uma das folhas de exigências, citaram a possibilidade de transferência de titularidade. Gostaria de saber como funciona esse processo. Ou se devo acertar as exigências e continuar com a transformação em Ltda.

Obrigado!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 09:38

Victor Rodrigo Galli ,

Eu já fiz a Transferência de Titularidade, na época era só o processo da Jucesp, e na Receita foi via oficio, hoje creio que no DBE já é possível fazer tudo!

Entendo que você tem que fazer desta forma, e depois, caso queira, transformar em LTDA (ou EIRELI, caso o empresário queira)!

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.