x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 3.714

Abertura de Empresa - (MEI)

Robson Silva

Robson Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 19:44

Boa tarde meus caros,

Sou novo por aqui então não tenho certeza se estarei postando minha dúvida na área correta, mas creio que deva ser.

Meu nome é Robson, sou autónomo e atualmente faço assessoria voltada para reconhecimento de nacionalidades. Já trabalho com o carnê leão a mais de 1 ano, onde recolho mensalmente todos os valores pagando os devidos impostos quando ultrapassado. Recentemente, estive pensando em me formalizar como MEI para criar algo mais sólido e vieram algumas dúvidas.

Já pesquisei 2 CNAEs bem compatíveis com minhas atividades e são esses:

1) 8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente

Esta atividade compreende:
- o serviço de preparo de documentos
- o serviço de digitação de textos
- os serviços de preenchimento de formulários, colocação de selos e despacho de correspondência, inclusive de material de publicidade
- os serviços de apoio à secretaria
- a redação de cartas e resumos
- o serviço de transcrição de documentos



2) 8211-3/00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo

Esta atividade compreende:
- o fornecimento de uma combinação ou de um pacote de serviços administrativos de rotina a empresas clientes, sob contrato, tais como: serviços de recepção, planejamento financeiro, contabilidade, arquivamento, preparação de material para envio por correio, etc.,
- os centros de prestação de serviços às empresas ou escritórios virtuais



No caso, eu preparo documentações vindas de terceiros (Pessoa Física), preencho formulários, despacho documentos ao exterior e também a outros estados aqui no Brasil assim como também faço transcrições de documentos. Fora o serviço de assessoria via email e telefone que presto antes das pessoas me enviarem estes documentos. Neste caso o CNAE mais certo seria o primeiro certo?

Li abaixo da pesquisa que ela se encontra no simples nacional, mas em MEI seria DIGITADOR, isso seria um problema caso eu me formalizasse? Ou o Cnae sendo representado pela atividade de digitador, ainda assim englobaria as atividades descritas acima?

Agradeço antecipadamente,
Robson

Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 08:26

Robson Silva, meu caro creio que você poderia colocar os dois CNAES pois pelo que você relatou abrange corretamente sua atividade

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 09:12

Robson Silva ,

Se no MEI esta como DIGITADOR, seria apenas isto.

Se o serviço que você presta não esta lá (entendo ser algo como um "despachante"), me corrija caso esteja errado, o correto seria você partir para a abertura de uma empresa ME/EPP.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Robson Silva

Robson Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 09:31

Bom dia Pessoal,

Interessante isso que você falou Marcelo, de colocar 2 CNAES, neste caso deixo o primeiro CNAE como principal?


Décio, esse digitador eu encontrei na pesquisa aqui do fórum mesmo, fala que pelo primeiro CNAE ele consta como este no DIGITADOR NO MEI e se for usar o segundo ARQUIVISTA de DOCUMENTOS.

Alguém já teve casos de no registro do MEI ser um nome, mas ter algumas atividades dentro do CNAE?


Obs. Sim Décio poderia ser considerado despachante, até pensei em usar este CNAE mas eu li que para ser despachante não precisa ser autorizado? E entrar juntamente com o conselho regional dos despachantes documentalista. Por isso acabei desistindo, será que isso é verídico?

Abraço pessoal

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 09:41

Robson Silva ,

Sinceramente, nem sabia que despachante tinha conselho (não seria sindicato)?

Se NÃO HOUVER conselho, entendo que não tem problema quanto a ser despachante (que não é especifico de veículo, que é o mais comum).

No seu caso, é esta questão de nacionalidade, em outros, existem pessoas que atuam no segmento de abertura/alteração de empresas, os dois entendo ser como "despachante"

Um grande abraço

Robson Silva

Robson Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 09:55

Décio,

É o tal de CRDD, agora não sei se esta autorização seria apenas para despachantes profissionais voltados a trânsito ou aduaneiros, isso que me deixou intrigado.

A questão da nacionalidade até entendo que se parece com um despachante, pois eu sou praticamente um intermediário onde faço todas essas atividades que citei acima e depois de enviado ao exterior, tenho outra pessoa que dá entrada nos processos pessoalmente.

Será que este CNAE - 8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente

Não se encaixaria corretamente? Porque tem praticamente 4 atividades que faço dentro deste CNAE que é:

- o serviço de preparo de documentos
- o serviço de digitação de textos
- os serviços de preenchimento de formulários, colocação de selos e despacho de correspondência, inclusive de material de publicidade
- os serviços de apoio à secretaria
- a redação de cartas e resumos
- o serviço de transcrição de documentos

Abraço

Robson Silva

Robson Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 10:54

O que vocês recomendariam? Abrir MEI ou ME com estes CNAEs? A minha preocupação com o MEI é que não sou DIGITADOR mas eu faço 4 atividades que está descrita no CNAE indicado 8219-9/99.

Abraço
Robson

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 11:21

Robson Silva ,

O que eu recomendo: - Fazer o certo, se a sua atividade não permite MEI, abre uma ME/EPP.

O que normalmente QUASE TODO MUNDO FAZ: abrem MEI e tocam a emitir nota fiscal como digitador mesmo!!!

Agora a escolha é sua!

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Robson Silva

Robson Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 11:54

Décio,

Mas na nota fiscal sairá como digitador? Tem algum campo que possa descrever as atividades envolvidas, como por exemplo: preparação e transcrição de documentos? ou sairá apenas como digitador e nada mais?!

Obrigado

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 11:58

Robson Silva ,

Tem que ver como é a nota fiscal ai em Campinas.

Aqui em São Paulo sai, normalmente, o código da Prefeitura (que é diferente do código da Receita), mas tem espaço para descrever o serviço.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Robson Silva

Robson Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sábado | 12 novembro 2016 | 09:09

Bom dia pessoal,

Obrigado pelo esclarecimento Décio.


Tenho mais uma questão vinculada ao MEI ou ME, se você ou outro membro puder me ajudar.

E se por ventura eu abrisse a empresa e depois de um tempo quisesse passar 1 ano e meio estudando em Portugal, ainda assim seria possível continuar com a empresa e recebendo no brasil? Porque neste caso eu seria não residente pois iria passar mais de 1 ano fora do país, como que fica essa questão?

Obrigado

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 7 anos Sábado | 12 novembro 2016 | 17:04

Robson Silva

Não há problema algum, pois a sede da empresa continua no Brasil e você presuponho que seja brasileiro. Então não muda nada.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Robson Silva

Robson Silva

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sábado | 12 novembro 2016 | 19:58

Obrigado pela esclarecimento.

Eu fiquei meio receoso porque tenho intenção de estudar fora mas gostaria de continuar com a empresa se eu a abrisse. No caso por ser brasileiro não residente não muda nada em questões de impostos?

Uma vez eu li que por exemplo, uma pessoa que mora no exterior (Brasileiro não residente) e tem casa de aluguel aqui no brasil vai pagar um DARF com código diferente do valor em impostos. Lembrando que neste caso seria Pessoa Física.

Pessoa Jurídica segue o mesmo caminho ou continuo pagando 6% do valor das notas? Sei que quando é PF acaba sendo tudo tributado na fonte 25% eu acho, para PJ essa lei aplicada ou continua a mesma coisa?

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.