x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 545

Abertura de PJ para quem já é sócio

Priscila Borges

Priscila Borges

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 14:30

Prezados,
Gostaria de tirar uma dúvida.
Sou sócia em um escritório de advocacia e preciso saber se existe algum impedimento para eu abrir uma pessoa jurídica (PJ), na qual, pretendo exercer a atividade de contadora. Há algum impedimento para o escritório de advocacia? Eu posso exercer as duas profissões?
Aguardo contato.
Obrigada

Antonio Henrique Santos Costa

Antonio Henrique Santos Costa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 18:19

Boa Tarde Priscila Borges!

Não há impedimento legal para você ser sócia de duas empresas de ramos diferentes. o que vai mudar é o local de registro, porque a empresa de contabilidade será registrada na Junta Comercial.

Segundo a IN DREI 010/13 os impedimentos legais para ser socio são:
IMPEDIMENTOS PARA SER SÓCIO
Não podem ser sócios de sociedade limitada a pessoa impedida por norma constitucional ou por lei especial, observando-se, ainda, que:
 português, no gozo dos direitos e obrigações previstos no Estatuto da Igualdade, comprovado mediante Portaria do Ministério da Justiça, pode participar de sociedade limitada, exceto na hipótese de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
 os cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória, não podem ser sócios entre si, ou com terceiros; e
 pessoa jurídica brasileira:
 em empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens, exceto partido político e sociedade cujo capital pertença exclusiva e nominalmente a brasileiros e desde que essa participação se efetue através de capital sem direito a voto e não exceda a 30% do capital social;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.