x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.014

Lançamentos contábeis do lucro real anual

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 18:43

boa noite caro colegas.
tenho uma planilha de 2014 de apuração lucro real anual. a última vez que fiz um lucro real foi em 2002, então não me lembro mais como fazer os lançamentos e tenho dúvidas expostas abaixo.
foi pago os irpj apurado em abril/2014 e a seguir até o final do ano ficou suspenso o pagamento devido ao saldo negativo.
perguntas:
vejam pela planilha que o saldo no final do ano do irpj e cssl ficaram negativos.
na contabilidade esses valores não aparecem, e como vou demonstrar para o fisco que meu saldo ficou negativo?
tenho que fazer apenas na ecf preencher o lalur?
sei que os valores das retenções são transferidos para o passivo mesmo sem provisão para os tributos para comporem esse saldo negativo, mas serão menores do que está na planilha.
será que minha planilha não está correta?



abraços e ficarei no aguardo.
att .Reinaldo

obs: não tem aqui opção para enviar anexos.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 08:11

bom dia !!

Sem ver sua planilha fica difícil uma melhor analise.

Se a empresa ficou com saldo negativo de IR;/CS esses valores vão aparecer no Balanço e nas fichas N630 do IR e N670 da ECF, comprovando assim junto ao Fisco a origem do crédito negativo.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 08:50

Bom dia Anderson, primeiramente obrigado por responder-me.
Realmente sem ver a planilha fica difícil, deveriam ter como anexar arquivos aqui.
Vamos lá, conforme você afirma na ECF o saldo deve aparecer automaticamente. Confesso que não verifiquei quando fiz o sped.
Esse mesmo saldo é o que tenho que ter na contabilidade?

Referentes aos lançamentos que realizei em 2014:
Fiz provisão do valor apurado em abril/2014 - D= Estimativa mensal/balancete suspensão/Redução(despesa), C= PC/ Ir a pagar

Devo transferir o valor até abril/2014 do irrf retido para Ir a pagar no PC?
No final do exercício, o saldo remanescente do irrf retido e Cssl retida vou realizar a mesma transferência para PC ou enviar o restante do saldo para AC-impostos a compensar?

Lembrando aqui que o pagamento da estimativa de abril/2014 foi paga em 08/2015. Portanto meu saldo a pagar está em aberto até lá.
que será lançada - D=AC estimativa mensal/C= banco que por sinal foi a maior que o Ir apurado.
Então vou transferir em 2015 o valor da estimativa para o Ir a pagar e consequentemente como o saldo deverá estar débito, devo transferir o saldo para IR/CS a compensar.

Vejo que o saldo negativo no final do exercício não vai aparecer na contabilidade mas sim somente na ECF pelo que entendi.
Devo então controlar este saldo negativo via lalur à parte?

Att.Reinaldo


Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 14:07

Reinaldo,

Como não houve o pagamento da estimativa dentro do ano, esse valor não poderá ser convertido em saldo negativo, devendo constar no PC a recolher.

Caso a empresa possua saldo de IR/CS fonte deverá transferir em dezembro, para conta específica, ficando no balanço e na ECF, para posterior compensação.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.