x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.144

INSS dentista - convênio

Miriam

Miriam

Iniciante DIVISÃO 2, Dentista
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 19:47

Boa tarde!

Sou dentista e há alguns anos faço o pagamento do meu INSS como autonomo, recolhendo 20% do mínimo. Bom, acontece que desde Abril/2015 eu comecei a trabalhar com convênios odontológicos e eles fazem o recolhimento do INSS tbm. Eu não entendo muito bem como funciona essa parte de INSS só fazia o pagamento mesmo por insistência dos meus pais. Por um descuido há uns 3 meses eu esqueci de pagar as parcelas do carnê e estou pensando em deixar sem pagar. Como fica o meu INSS se eu fizer o pagamento e os convênios tbm fizerem a retenção? Posso ficar só com o que eles pagam? Acho que o pagamento deles é 11% e eu atendo pelo menos uns 10 planos.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 13:50

Boa tarde!
Por lei, você é obrigada a contribuir para a Previdência Social sobre o total dos teus rendimentos recebidos pela atividade de dentista, dentro dos limites mínimo (R$ 880,00 - 2016) e máximo (R$ 5.189,82 - 2016) do "salário-de-contribuição".
Os convênios que te contratam retém 11% sobre os honorários, e pagas 20% sobre os valores recebidos dos teus pacientes "particulares".

Marcelo de Sousa

Marcelo de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 14:08

Boa tarde, Miriam

A Estefania disse bem, é melhor você procurar um contador e levar os informes fornecidos pelos Planos, e tem também a questão do preenchimento do Carnê Leão que deve ser informado os Recibos inclusive com o CPF de seus clientes.

Eu faço aqui de alguns e sei a trabalho que é e cada um é de uma forma.

Sem dúvidas a melhor opção é procurar um contador.

Atenciosamente,

Marcelo de Sousa

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer"
Santo Agostinho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.