x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.106

Mudança de Regime - Lucro Presumido Caixa P/ Lucro Real

Giselle

Giselle

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 09:14

Bom dia amigos!

Gostaria da ajuda de vocês ....

Temos uma Industria tributada no Lucro Presumido - Regime Caixa, que para o ano de 2017, deseja se enquadrar no Lucro Real.

Gostaria de saber como proceder quanto aos valores que ainda não foram recebidos em 2016, já que as notas fiscais foram emitidas, porém como a empresa é Regime caixa e oferece para tributação somente os efetivamente recebidos, como faremos para oferecer a tributação os valores ref. as notas emitidas em 2016 que terão seu recebimento em 2017?

Se possível citar fundamentação legal.

Obrigada!

Giselle

Giselle

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 14:08

Caro Amigo Anderson,

Obrigado pelo retorno.
Só para confirmar se entendi corretamente.
Todos os valores que ainda não foram oferecidos à tributação em 2016, deverei reconhecê-lo em dezembro/2016 e oferecer à tributação neste mês.

Correto?

Obrigado!

Rodrigo Anaissi Neves

Rodrigo Anaissi Neves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 10:16

Olá, aproveitando o questionamento do amigo, quais os procedimentos necessários para realizar esta transição de Lucro Presumido para o Lucro Real?

Pois uma das empresas do grupo do qual faço parte abriu uma sucursal nos EUA, e, de acordo com a IN 213/02, é necessário que a Matriz seja tributada através do lucro real para o caso de possui sucursal no exterior....

Obrigado pela ajuda!

Rodrigo Anaissi Neves

Rodrigo Anaissi Neves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 14:35

Agradeço a resposta Anderson...

Outra dúvida: mesmo que a empresa em questão, no exterior, ainda esteja em fase de implantação, ou seja, sem gerar lucros ou prejuízos, já sou obrigado a transformar a empresa no Brasil em Lucro Real? Ou somente no momento em que esta começar a receber os lucros advindos da filial no exterior?
Há necessidade de fazer uma alteração contratual informando esta filial americana?

Grato!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.