x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 446

Ajustes de Saldos de Contas

Mauro Gomes

Mauro Gomes

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 20:18

Prezados

Venho por meio deste solicitar uma ajuda na seguinte questão.

Recebemos como cliente uma empresa tributada pelo Lucro Presumido, a mesma possui sua escrituração contábil regular, nos anos de 2014 e 2015 devido a distribuição de lucros a referida empresa entregou a ECD.

Fazendo uma conciliação das contas do passivo, a conta de Fornecedores a Pagar, esta com saldo muito distorcido da realidade, tenho que me aprofundar mais nas datas de compras lançadas que compõem o saldo, mas deve ter coisas anterior a 2014.

Para fazer esse ajuste, trazendo a conta de Fornecedores para a realidade atual, como procederia ? visto que em anos anteriores como mencionado a empresa fez a entrega da ECD ? na opinião dos colegas, qual seria a forma correta e menos traumática para regularizar essa situação.


No aguardo, antecipo agradecimentos,


Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 10:06

Bom dia Mauro!

Conforme a Legislação, você pode fazer esses ajustes na Conta "Ajustes Exercicios Anteriores" no PL, sendo que caso os mesmos modifiquem os impostos apurados (principalmente IRPJ e CSLL) você deverá providenciar o complemento dos Impostos Pagos.

Não é necessário alterar as declarações passadas, já que neste exercício você fez o reconhecimento das Receitas/Despesas devidas ou indevidas.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.