x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.850

Per-Dcomp - Preenchimento correto do saldo negativo Cssl/Irp

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 12:35

Boa tarde a todos.
Estou realizando a compensação de saldos negativos da Cssl e Irpj Lucro Real Anual de 2014, para saldo a pagar em Janeiro/2015 - Empresa 100% prestadora de serviços..
Tenho, apurados, saldos negativos ano base 2014, e posso compensar já em 2015 logo em Janeiro a Cssl e Irpj a pagar.
Meu saldo a compensar original de saldos negativos em 31/12/2014 são: de R$ 35.721,53 da Cssl e R$ 51.716,15 do Irpj.
Em Janeiro de 2015 tenho que pagar ou compensar R$ 6.673,84 de Cssl e R$ 24.745,39 de Irpj. Portanto valores menores do que o crédito.

Até aí, tudo bem. Vou preencher a per-dcomp hoje 25/11/2016.
Verificando as pendências, adivinhem? ERRO: o saldo do crédito não pode ser maior que o valor do débito a compensar.
Se eu tenho crédito maior para compensar, porque meu débito não poderá ser menor? Maior que não seria possível, rsrsrsrsrsr.

Já fiz uma série de modificações de valores, mas a mensagem não some de minhas vistas. Será que algo estou deixando de fazer no programa?

Aguardo as manifestações
Abraços Reinaldo

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 18:49

Tenho, apurados, saldos negativos ano base 2014, e posso compensar já em 2015 logo em Janeiro a Cssl e Irpj a pagar.
Meu saldo a compensar original de saldos negativos em 31/12/2014 são: de R$ 35.721,53 da Cssl e R$ 51.716,15 do Irpj.
Em Janeiro de 2015 tenho que pagar ou compensar R$ 6.673,84 de Cssl e R$ 24.745,39 de Irpj. Portanto valores menores do que o crédito.

Até aí, tudo bem. Vou preencher a per-dcomp hoje 25/11/2016.
Verificando as pendências, adivinhem? ERRO: o saldo do crédito não pode ser maior que o valor do débito a compensar.


R- Sem ver a mensagem é dificil especular. Realmente é uma mensagem estranha.

As datas q vc citou estão corretas? Saldo negativo em 31.12.14 e valor a pagar em janeiro de 2015? Que regime tributário é o seu? Pois não existe vencimento em 31.01 com saldo negativo em 31.12! É a estimativa de janeiro que deve ser paga em fevereiro?

O que pode ter ocorrido é o seguinte (opinião)
Vc tem de abrir um perd comp para seu crédito de CSSL e outro para o IRPJ.
Este crédito vai ser corrigido pelo juros selic desde janeiro de 2015.

De outro lado um crédito pode quitar um ou mais débito até o limite do crédito acrescido dos juros.
Já o débito de janeiro de 2015, além dos juros deve ser acrescido da multa de mora de 20%. Coloque o valor original no Sicalc e vc terá o valor correto.

O que exceder o crédito de um perd comp será quitado no outro.



[code]Já fiz uma série de modificações de valores, mas a mensagem não some de minhas vistas. Será que algo estou deixando de fazer no programa?[code]

Veja se o q eu disse acima vc já simulou?

boa sorte.



Reinaldo Vasconcelos Vieira

Reinaldo Vasconcelos Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 09:42

Bom dia Salvador, a mensagem foi postada corretamente. Trabalho com Lucro Real Anual.
Mas vamos lá.
Quando me referi ao saldo em 31/12/2014 é o saldo negativo na apuração final.
Realmente postei erradamente a data que se refere ao vencimento da apuração Janeiro/2015 que é 28/02/2015.

Peço desculpas pelo erro.

Mas já consegui fazer a Dcomp correamente. Quando se usa saldos negativos para como crédito, temos que lançar todos os valores de irrf retidos que compõem o saldo negativo, caso contrário o sistema não aceita e fica a mensagem de erro dizendo que o saldo não pode ser maior que o crédito........

Está tudo certo agora, realizei as compensações janeiro/2015 e julho/2015 na diferença utilizando corretamente o saldo negativo de 2014.

Obrigado pela atenção dispensada.
Abraços Reinaldo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.