x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 519

baixa de xml e manifestação automático pelo contador

Regiane

Regiane

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 13:35

Boa tarde,


Existem hoje no mercado diversos sistemas de baixa automática de xml que também fazem a manifestação com a "ciência da operação" automaticamente. Atualmente trabalhamos com dois sistemas (Prosoft NFe e EiAdvanced) o que facilita muito o nosso trabalho, pois temos acesso aos arquivos rapidamente podendo lançar todas as notas dentro do próprio mês e não dependemos tanto do cliente, porem ao trabalhar desta forma nos gerou algumas duvidas e preocupações por isso gostaria de saber como os estritórios de contabilidade estão lidando isso.

Por um lado e muito bom não depender do envio do danfe por parte do cliente ate porque demora e muitas vezes nem vem a nota e sempre escrituramos no mês seguinte, mas como nos assegurar de que não estamos lançando uma nota que o cliente não tem conhecimento e pior ainda fazer a manifestação dando a ciência da operação?? desta forma em vez de uma solução não estamos trazendo um problema para nos contadores??

Outra coisa, pegamos vários casos de fornecedores que emitem notas de entradas anulando notas anteriores que já foram escrituradas, os impostos apurados e as obrigações entregues. O que fazer nesse caso?

Temos casos também de clientes que já foram notificados por falta de lançamento do documento fiscal eletrônico no livro de entradas, e para evitarmos enviamos o livro de entradas para conferencia do cliente, mas não tem sido pratico.

Conclusão, por um lado e bom porque não deixamos de lançar nenhum documento fiscal atendendo a legislação e evitando fiscalização, mas por outro lado pode acontecer de lançarmos notas frias em que a operação não se realizou ou que o cliente não tenho conhecimento e ai quem responde somos nos contadores pela ferramenta utilizada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.