x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 0

acessos 1.030

Fórum Paulista de Perícia Contábil - CRC/SP 2016

Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Domingo | 27 novembro 2016 | 01:31

Boa noite Galera,

O 1º Fórum Paulista de Perícia Contábil que aconteceu na sexta-feira (25/11/2016) foi considerado um dos maiores eventos de contabilidade no ano de 2016, atrás apenas do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que aconteceu entre os dias 11/09/2016 e 14/09/2016. A procura foi tão grande que de última hora o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRC/SP resolveu transmiti-lo via web.

Segundo os comentários que se tem dos representantes das entidades associativas, reguladoras e sindicais que se fizeram presente, este teria sido "o maior avanço na valorização da perícia contábil no Brasil, algo sem precedente". Isso foi muito significativo em virtude da crescente queixa dos peritos contábeis atuantes nesta área, que se sentem desvalorizados enfrente a crescente exacerbação dos auditores contábeis pelas entidades representantes da classe.

Um assunto polêmico que ainda não foi abraçado pelas entidades representantes da classe, mas que ainda é um sonho de muitos contabilistas, é que os peritos contábeis venham a ter status de "profissão", e não simplesmente status de "atuação". Dentro de tantos outros pretextos defendidos para isso, o argumento sustentado até hoje de que a perícia contábil não passa de uma "atuação", vem perdendo cada vez mais força, em razão da auditoria contábil, ramo da categoria contábil que guarda características idênticas a perícia contábil, ser tida como "profissão", e não somente como "atuação". Outro argumento inquestionável seria o fato da perícia contábil já ter até mesmo 3 normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, nestas incluídas a Norma Brasileira de Contabilidade do Profissional de Perícia.

Entre os profissionais de renome na área (os "bam-bam-bam", se me permitem a brincadeira) estavam o Dr. Eliseu Martins, Dr. José Ornelas e Cons.ª Suely Gualano Bossa Serrati.

Alguém aqui saberia informar sobre os melhores momento deste evento? Dicas, informações úteis, e assuntos interessantes que foram tratado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.