x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.631

Auxílio em alguns exercícios de contabilidade

matheus lucas da silva

Matheus Lucas da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 7 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2016 | 19:11

Olá, boa noite. Estou estudando pelos livros ( DUBOIS, A., KULPA, L., SOUZA, L.E. Gestão de Custos e Formação de Preços. São Paulo: Atlas, 2006. e o livro SPIEGEL, M.R. Estatística. São Paulo: McGraw-Hill, 1985. ), tenho as respostas mas não consigo chegar no resultado do gabarito (não tem o passo-a-passo)... alguém pode me ajudar?
Segue os exercícios:

Sistema de Custeio - Sistema por ordem de produção OP
1) A Cia. Assai dedica-se a atender a clientes com a fabricação de ferramentas especiais. A OP nº 415 acaba de ser concluída necessitando, portanto, da apuração do custo e da sua respectiva ordem. OS dados relativos a esta OP são os seguintes:

Materiais diretos usados $ 6.000
Horas de MOD utilizadas 280 horas
Custo hora da MOD $ 7,50/hora
Horas de máquinas utilizadas 150 horas
Taxa de aplicação dos CIF com base em h/MOD $ 2,50 por h/MOD

A gerência pede que seja calculado:

resposta:
a) 13.350
b) 16.687,50

....Porém nao chego nem perto das duas opções, as próximas questões referem-se ao sistema de custeio abaixo...:

Sistema de Custeio - Sistema de custeio por processo

2) A companhia X utiliza um sistema por processo sob o método da média ponderada. Todos os materiais são introduzidos no processo no início da produção. Os custos de conversão são incorridos uniformemente durante o processo produtivo. As seguintes informações são relativas ao mês de setembro.

EIPP (25% acabados) 10.000
Produção completada no mês 50.000
EFPP (75% acabados) 12.000

O contador da empresa já havia calculado o custo unitário por unidade equivalente: materiais = R$ 5,00 e custos de conversão R$ 12,00.
Pede-se que seja calculado o custo dos produtos completados durante o mês e o custo do EFPP.