x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.631

Auxílio em alguns exercícios de contabilidade

matheus lucas da silva

Matheus Lucas da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 7 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2016 | 19:11

Olá, boa noite. Estou estudando pelos livros ( DUBOIS, A., KULPA, L., SOUZA, L.E. Gestão de Custos e Formação de Preços. São Paulo: Atlas, 2006. e o livro SPIEGEL, M.R. Estatística. São Paulo: McGraw-Hill, 1985. ), tenho as respostas mas não consigo chegar no resultado do gabarito (não tem o passo-a-passo)... alguém pode me ajudar?
Segue os exercícios:

Sistema de Custeio - Sistema por ordem de produção OP
1) A Cia. Assai dedica-se a atender a clientes com a fabricação de ferramentas especiais. A OP nº 415 acaba de ser concluída necessitando, portanto, da apuração do custo e da sua respectiva ordem. OS dados relativos a esta OP são os seguintes:

Materiais diretos usados $ 6.000
Horas de MOD utilizadas 280 horas
Custo hora da MOD $ 7,50/hora
Horas de máquinas utilizadas 150 horas
Taxa de aplicação dos CIF com base em h/MOD $ 2,50 por h/MOD

A gerência pede que seja calculado:

resposta:
a) 13.350
b) 16.687,50

....Porém nao chego nem perto das duas opções, as próximas questões referem-se ao sistema de custeio abaixo...:

Sistema de Custeio - Sistema de custeio por processo

2) A companhia X utiliza um sistema por processo sob o método da média ponderada. Todos os materiais são introduzidos no processo no início da produção. Os custos de conversão são incorridos uniformemente durante o processo produtivo. As seguintes informações são relativas ao mês de setembro.

EIPP (25% acabados) 10.000
Produção completada no mês 50.000
EFPP (75% acabados) 12.000

O contador da empresa já havia calculado o custo unitário por unidade equivalente: materiais = R$ 5,00 e custos de conversão R$ 12,00.
Pede-se que seja calculado o custo dos produtos completados durante o mês e o custo do EFPP.

resposta: Custos dos Produtos Completados $850.000
Custo EFPP $180.000

Não consigo chegar nisso...

próxima questão:

Sistema de custeio por processo

3) A companhia C adiciona materiais, no início do processo produtivo. Os custos de conversão estavam 75% completados em relação ás 8000 unidades do EIPP e 60% completados em relação ás 6000 unidades do EFPP. Durante o mês, 15000 unidades foram completadas e transferidas para o departamento seguinte. Uma análise dos cusos referentes ao EIPP mostra:

Itens Materiais Conversão
EIPP 11200 8850
Custos adicionados no mês 14000 14400

Determinar o custo unitário equivalente para o mês, utilizando o método do custo médio.

resposta: Custo unitário (Materiais): $1,20
Custo unitário (Conversão): $1,25

Mas também meu resultado nao é o esperado...

próxima questão:

Sistema de custeio por processo

4) Uma empresa em determinado mês obteve 4500 unidades completadas e transferidas para o estoque de produtos acabados. O estoque final é de 800 unidades 100% completadas em relação aos materiais e 80% completadas em relação aos custos de conversão. Os custos foram de R$ 15000,00 de materiais e R$ 9000,00 de custos de conversão. Não havia estoque inicial. Qual o custo das unidades completadas e transferidas?

Essa aqui eu não tenho a resposta pelo livro...

E a ultima questão, obrigado desde já... :

Sistema de custeio por processo

5) Uma OP acaba de ser concluída necessitando da apuração do custo. Os dados relativos a essa OP são os seguintes:

Itens
Materiais Indiretos utilizados 500,00
Materiais diretos usados 8000,00
Horas da MOD utilizadas 250 horas
Custo hora da MOD 9,50/hora
Horas máquinas utilizadas 230 horas
Taxa de aplicação dos CIF com base em h/MAQ 15,50 por h/MAQ

A gerência pede que seja calculado:
a) o custo da OP.
b) o preço final a ser faturado ao cliente com lucro de 30% sobre o preço final.
c) o valor total da nota fiscal com ICMS de 12%, além do lucro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.