x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.139

Como escriturar livro caixa sendo que a empresa não respeita

ANA PAULA RODRIGUES

Ana Paula Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2016 | 15:31

Boa tarde,

Tenho um cliente prestador de serviços simples nacional, na qual já foi orientado a separar a conta corrente jurídica da física, porém ele utiliza a conta jurídica para tudo (pagamento de contas pessoais e da empresa).

Como escriturar o livro caixa nesse caso?

Fico no aguardo!
Muito Obrigada.

Att,

Ana Paula
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 08:29

Bom dia Ana Paula Rodrigues !

Além da leitura do tópico indicado acima pelo colega Helio da Silva Pontes , o Contador precisa tomar as providências quanto à ética de praticar seus atributos de forma correta onde entre elas contabilizar os documentos de acordo com o que foram apresentados.

Nesse ponto, os pagamentos de contas particulares devem ser contabilizados como retirada Pro-Labore e tributados conforme Legislação vigente.

Esta questão de comportamento do cliente empresário tem que ser moldada de forma que ele entenda e pratique os atos empresariais de forma correta.

Muitos só aprendem sentindo no bolso, mas existem muitos casos em que se precisa de muito diálogo, persistência e serenidade, mas preservando a profissão do Contador.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.