x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 5.847

ROI (Retorno sobre Investimento)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 15:08

Olá..

Preciso fazer um trabalho acerca de retorno sobre o investimento (margem e giro). Pesquisei na internet e encontrei o ROI, porém não consegui muitas definições e explicações práticas deste método, vocês poderiam me ajudar nesta questão por favor??

Obrigada
Mariane

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 16:05

Boa tarde Mariane Cordeiro!!!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, nesta postagem o nosso amigo Cláudio Rufino disponibilizou em anexo um "material que trata sobre os Índices de Atividades".
Veja se o material lhe ajudará.


Persistindo as dúvidas, volte a postar.


Bons estudos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 16:20

Muito obrigada Sr. WIlson pelas boas vindas e pela ajuda..
Não estou conseguindo abrir os arquivos que me propos, mas vou continuar tentando...
Obrigada mesmo..
Abraços

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 16:58

Mariane Cordeiro,

Acabei de baixar os arquivos e não tive nenhum problema.
Veja que, de acordo com esta postagem com o título "Bem Vindos ao Forum", as orientações para efetuar Downloads de arquivos são:

"Como fazer download dos anexos (Por Luiz José):
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes.
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o Winzip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 17:27

Mariane Cordeiro.

Preeliminarmente, "Rentabilidade do Patrimônio Líquido" Também conhecido por Taxa de Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROI) em inglês é Returm On Equity - Retorno sobre o Capital investido pelos proprietários é o mesmo que: Retorno sobre Patrimônio Líquido ou TRPL

Ex:

Lucro Líquido x 100 =
Patrimônio Líquido

1.400.000= 0,4745 x 100 = 47,45
2.950.000*

( como não temos o capital inicial da empresa utilizamos o final, porém o correto seria: capital inicial + capital final dividido por 2 = capital médio )

Indica: Quanto a empresa obtém de lucro para cada R$ de Capital Próprio investido

Interpretação: quanto maior, melhor.

Como sugerido pelo Consultor meu amigo Wioson, faça copia das apostilas.

NOTAS--> 1.400 -> lucro hipotético
2.950 -> PL hipotético

Bons estudos.

Editado por Claudio Rufino em 18 de junho de 2009 às 17:30:20

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 14:01

Eu procurei na internet e achei um cálculo do ROI através do modelo DuPont, que multiplica a Margem Líquida pelo Giro do Ativo, o que isso quer dizer?? Ajudem-me por favor...

Editado por Mariane Cordeiro em 19 de junho de 2009 às 14:02:27

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.