x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.114

Imposto de Renda Mei

Vinicius Fabri

Vinicius Fabri

Iniciante DIVISÃO 2, Musico
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 17:53

Olá Pessoal, boa tarde. Meu nome é Vinicius Fabri e sou Mei desde de 2011 e como eu não me informei direito, e simplesmente fui pela cabeça de "amigos", nunca fiz o pagamento do IR (imposto de renda) . Tenho o CNPJ Ativo atualmente e eu tinha aberto uma "loja"(apenas em casa) de acessorios personalizados. Passados os anos, eu não tive o lucro que queria e para ajudar veio esta CRISE. Então decidi no começo deste ano 2016, fechar a loja. Vendi tudo e hoje continuo com o CNPJ aberto mas trabalho como Musico e Professor. Dou aulas em casa e em uma escola de Música da cidade. Como faço para saber meu calculo exato de quanto tenho que pagar o meu IR e no caso sendo Musico, como faço para comprovar minha renda, sendo que a grande parte vem das minhas aulas particulares e preciso mudar minha Atividade para Musico? Aguardo respostas. "Sou totalmente leigo em contabilidade".

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 18:23

Vinicius Fabri

Você não recolhe IR, somente se faturou e declarou recebimentos a sua pessoa fisica acima de 26 mil +- ao ano.

Você deve recolher todas guias do DAS do MEI, mensalmente, independentemente se a empresa estava a movimentar ou não.

Deve declarar a declaração de IR da empresa e sua, uma em janeiro e outra em abril de cada ano.

Quanto a atividade, no proprio portal do MEI poderá alterar para músico gratuitamente.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Vinicius Fabri

Vinicius Fabri

Iniciante DIVISÃO 2, Musico
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 18:38

Oh Phillipe Gambôa, então no meu caso, vamos por partes que sou leigo mesmo nisso e tenho medo de estar errado na lei. Eu tenho todos os DAS já separados e pagos desde o começo,2011. Eu nunca ultrapassei nem 10mil anual, sempre cheguei ate uns 5mil. Por isso fechei. Mas mesmo assim eu tenho que fazer a declaração de IR? Como ou com quem faço isso?

Fábio

Fábio

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 20:20

Boa noite!

Prezado Vinícius,

Segue abaixo algumas informações que podem ser úteis pra você.

Att,

Fábio

Quem precisa declarar o IRPJ?

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica deve ser declarado mesmo que sua empresa não tenha finalidade lucrativa e independente do ramo de atividades, nacionalidade e estando ou não registrada. Igualmente, devem declarar o imposto todas às filiais, sucursais ou representações no país, além das cooperativas, empresas públicas, sociedades de economia mista e o representante comercial.

Estão dispensadas de fazer a declaração as Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte que optarem pelo Simples Nacional.

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional, também conhecido como Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, é uma modalidade de recolhimento de tributos disponível para as Micro e Pequenas Empresas que possuem renda bruta anual de até 2,4 milhões de reais. Ele é facultativo e é necessário que seja formalizado o pedido de adesão para fazer parte. Nessa modalidade de arrecadação as empresas recolhem o IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social mediante documento único de arrecadação – DAS, por isso não precisam realizar a declaração anual de IRPJ junto a Receita Federal.

Paulo Cesar de Souza Lucio

Paulo Cesar de Souza Lucio

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 12:06

Boa tarde,

Não estou conseguindo fazer a "Declaração Anual do Simples Nacional do MEI" de 2017 (ano base 2016)... Na tela onde o sistema reconhece que eu paguei todas as DAS de 2016, ao acessar a opção "imprimir" aparece a mensagem "Atualizar DAS - Excesso de Receita", ainda que eu não tenha tido receita alguma em 2016.....Quando dou sequência ao processo, aparece uma tela pedindo "Data para pagto da DAS"....Informei a data do próprio dia e apareceu a mensagem "Não houve DAS gerado na declaração"......... O que devo fazer ????? Grato....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.