x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 783

Declaraçao de imposto de renda de herdeiros?

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Domingo | 11 dezembro 2016 | 23:27

Boa noite colegas!

Gostaria da ajuda de vocês com uma questão. A mãe de um amigo juntamente com seus irmãos receberam uma herança com a venda de um gado de seu pai falecido, porém como os mesmos estavam com problemas em suas contas bancárias, depositaram o dinheiro da venda de um gado que receberam de herança na conta de um sobrinho (ele não faz parte dos herdeiros, só emprestou a conta). Minha dúvida é a seguinte, ele deve declarar esse dinheiro em seu imposto de renda? Se sim, como fazer isso para que não seja tributado, haja vista que não é herdeiro, mas sim emprestou a conta. Desculpem se não fui muito clara.

Muito obrigado!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 17:13

Prezada colega, tudo vai depender do Quantun (dinheiro em latin), pois o COAF e o BACEN, e o HARPIA estao em cima de tudo que ultrapassar 100.000,00. Portanto, voce tem um belo de um abacaxi a descascar, se a quantidade de gado foi muito grande e gerou valores acima de 100.000,00, ou ate menos, o espolio e que e o responsavel, enquanto nao for fechado e distribuido os Bens atraves do formal de partilha ou escritura, enfim as i9nformaçoes nao sao suficientes para dar uma orientaçao adequada, somente uma analise mais cuidadosa de toda a documentaçao envolvendo e inerente ao assunto e possivel orientar, pois a coisa e complexa mesmo.

Sds. Ribeiro so devemos sempre ajudar uns aos outros prejudicar nunca

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.