Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 4.602

Transformação de Sociedade Simples em Empresario Individual

Rinaldo

Rinaldo

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 14:14

Boa tarde, estou com duvida em como transformar uma Sociedade Simples registrada em Cartório em Empresario Individual registrada na Junta Comercial.

Sei algumas opções, mas não sei se é permitido e qual a mais vantajosa. Estou listando abaixo as opções:

* Transformar a Sociedade Simples em Sociedade Empresaria > Tornar a Sociedade Empresaria unipessoal já pela Junta Comercial > Transformar a Sociedade Empresaria em Empresario Individual pela Junta Comercial também

* Tornar a Sociedade Simples unipessoal > Transformar em Sociedade Empresaria > Transformar a Sociedade Empresaria em Empresario Individual

Como fazer, o que vocês me recomendam? Obrigado.

leticia bisoni

Leticia Bisoni

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 16:21

Olá,

Já fiz transformação de sociedade para empresário Individual.
O procedimento é feito todo manual, com as capas e requerimentos manuais. Pois o sistema não suporta Transformações.
Você deve mandar 2 processos ao mesmo tempo. A TRANSFORMAÇÃO para Empresário e o REQUERIMENTO.
Cada processo precisa de capa e DARE/DARF pagos.

Transformação de SOCIEDADE LIMITADA em EMPRESARIO INDIVIDUAL

Para que a sociedade possa ser transformada em Empresário Individual conforme prevê o artigo 1033 parágrafo único do Código Civil, se faz necessário que a sociedade esteja UNIPESSOAL, ou seja, deve ser trazido a arquivamento na JUCESC, primeiramente, uma alteração contratual em que esta sociedade passe a ter apenas um único sócio.

Processo 1 - Referente à SOCIEDADE EMPRESÁRIA (Ex.: Soc. Ltda.)

Capa de Processo/Requerimento
Código e descrição do ato: 002 – Alteração;
Código e descrição do evento: 046 – Transformação.

Alteração contratual de transformação em empresário, no mínimo três vias, conforme modelo a seguir.

Demais documentos exigidos para o arquivamento de alteração contratual, conforme o caso.

Processo 2 - Referente ao Empresário Individual

Documentação exigida

Capa de Processo/Requerimento
Código e descrição do ato: 080- Inscrição
Código e descrição do evento: 046 -Transformação

Requerimento de Empresário, mínimo em três vias;

Demais documentos exigidos para a Inscrição de Empresário Individual.




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.