x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 3.077

Lançamento Aplicação Financeira de Fundos Lei 10892

Rafael Pupo

Rafael Pupo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 09:40

Prezados.

Bom dia.

Tenho diversas aplicações em uma empresa do lucro presumido, sendo uma delas Fundo DI do Banco Itaú.

do mês 01/2016 a 04/2016 foi aplicado aproximadamente R$ 1 milhão em fundo DI. Porém no mês de maio/2016 devido a Lei 10892 o IR foi resgatado pelo banco, minha dúvida é quanto este lançamento, no lucro presumido aproveitamos o IR, no meu ponto de vista ele é lançado em IR à Compensar normalmente R$ 3.950,00. Porém este IR é em cima de um rendimento, este não resgatado. Portanto não é uma renda. Ele aparece no informe de rendimentos financeiros gerado pelo banco, onde seria para informe na extinta DIPJ e agora SPED. Sendo o IR de R$ 3.950,00 e um rendimento nominal de R$ 26.382,00, onde devo lançar este rendimento ?? (valores foram arredondados para facilitar entendimento).

Recebi a seguinte resposta de um consultor fiscal...."Devemos utilizar o credito trimestralmente recolhendo o imposto sobre o rendimento financeiro, devido que se fizer lá na frente o IRF poderá ser descaracterizado pela Receita Federal e ficará difícil sua compensação."... mesmo assim não entendi o lançamento do rendimento.


Registro da aplicação: R$ 1.000.000,00
D: Aplicação (AC / ANC)
C: Banco (AC)


IR LEI 10892: R$ 3.950,00
D- IR à compensa - AC
C- Aplicação Financeira Fundo DI

Apropriação das receitas resgatadas; R$ 26.382,00 ?????
D: Rendimentos de aplicação financeira a apropriar (AC / ANC);
C: Rendimentos de aplicação financeira (CR).


Obrigado a quem puder contribuir.

Atenciosamente.
Rafael Pupo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.