x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 663

Imposto em cima de NF cancelada?

Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 15:22

Boa tarde


Gostaria que alguém me ajudasse em uma questão, é o seguinte, um cliente do nosso do escritório emitiu uma NF-e errada, e cancelou a mesma, no valor de R$5.000,00 e logo depois ele emitiu a mesma nota com o erro corrigido, ele tirou apenas esta nota no mês, ou seja, no meu sistema da Dominio, mostra que ele vendeu R$ 10.000,00 e foi tributado em cima do mesmo. É assim mesmo ou tem algo de errado? Pois ele CANCELOU A NOTA ERRADA mas foi tributado em cima das 2 notas. OBS: Imposto do SIMPLES NACIONAL

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 16:26

Boa tarde Cristian Santos,

LC 123/2006

Art. 3º...

§ 1º Considera-se receita bruta, para fins do disposto no caput deste artigo, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.
...

As vendas canceladas não integra a base de cálculo do Simples Nacional, confira no Domínio se a NF foi escriturada com situação "Documento Regular" ou "Documento Cancelado".

Att.

Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 17:50

Caio Cesar Fornaziere

Voce disse para eu ver na Dominio, mas onde especificamente? nas SAÍDAS? pois fui nas SAÍDAS e vi as 2 notas, nao fala nada sobre "Documento Regular" ou "Documento Cancelado" OBS: a NF-e foi feita pelo site do SEFAZ RS

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 18:18

Cristian,

Você vai no Domínio em Movimentos => Saídas
Na tela de Saídas você vai encontrar o campo "Situação", verifica se está Documento Regular ou Documento Cancelado.
Se a NF-e que está cancelada estiver com Situação Documento Regular, você altera para Documento Cancelado, irá zerar todos os valores, excluir o movimento de produtos e lançamentos contábeis.
Feito isso você apura o período novamente e confirma os valores do DAS.

Att.

Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 08:43

Intendi, será que preciso botar DOCUMENTO CANCELADO na referente nota, toda vez que cancelar uma nota? Pois essa empresa é pequena, mas tem outras empresas que emitem varias NF-e por dia e cancelam algumas que fizeram erradas, vou ter que ter um controle sobre isso tambem?!

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 09:09

Bom dia Cristian,

Precisa verificar se o seu sistema já considera a mesma como cancelada ao comunicar a Sefaz, pois conforme citado acima pelo nosso amigo Caio, as vendas canceladas não integram a base para fins de imposto.

Se a nota fiscal for eletrônica modelo 55 torna dispensável a informação no DANFE, bastando apenas confirmar pela chave de acesso o status atual.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 09:17

João Carlos

No meu sistema NÃO consta como cancelada, na verdade o imposto até ja foi gerado, em cima dos R$ 10.000,00.

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 10:37

Bom dia Cristian Santos

Como você está lançando suas NF-es: Importa via XML, Importa pelo Portal-NFe com a chave de acesso, Importa pelo Portal Sefaz-RS, ou faz o lançamento todo manual?
Porque se importal via Portal NF-e ou Portal Sefaz-RS a NF-e é importada com a situação atual dela, cancelada ou autorizada, mas via XML pode ser que a mesma importe como Regular e esteja Cancelada, isso ocorre porque o XML não consta o evento de cancelamento, dai o Domínio entende a mesma como autorizada e importa com Situação Regular, dai deverá ser feito controle das NF-es autorizadas e canceladas, assim como das Denegadas e Inutilizadas.

Att.

Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 10:45

Caio Cesar Fornaziere


Na verdade eu não sei como é importado as notas, pois não sou eu que cuido dessa parte, mas pelo o que você falou, acho que é vi XML, pois a nota foi importada como REGULAR, sendo que estava cancelada na SEFAZ RS.

Muito Obrigado pela ajuda de vocês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.