x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 14.439

Contabilização de Recebimento de Dividendo de Exercícios Ant

Michelle C. Teixeira

Michelle C. Teixeira

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2016 | 09:55

Prezado Hélio, agradeço sua indicação. Mas, meu caso é um pouco mais complexo. Estes dividendos recebidos pela empresa referem-se a períodos anteriores, de épocas passadas. Como exemplo vou citar a empresa que recebeu como B e a empresa que pagou como A:
Em 2016 Um sócio passou sua participação societária em A para integralizar o capital de B. A empresa A resolveu distribuir lucros de exercícios anteriores a 2015. Estes valores já foram tributados pela empresa A anteriormente. Como o sócio passou sua participação pra empresa B, é ela quem vai receber esses dividendos. Minha dúvida é como efetuar o lançamento contábil desse recebimento direto no resultado.

Michelle C. Teixeira

Michelle C. Teixeira

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2016 | 11:04

Prezado Hélio,

Estes dividendos são de épocas passadas em que as ações pertenciam as pessoas físicas, que recentemente abriram esta holding e transferiram as ações pra elas como integralização de capital. Por isso, não foi feito a equivalência patrimonial. Hélio, Só mais uma informação: Quando houve o repasse das ações para a empresa, foi realizado a apuração da diferença do investimento e contabilizado como Resultado de Compra Vantajosa - Ágio. Então, o investimento já está atualizado. E só agora que foi recebido estes dividendos.

Desde já agradeço sua imensa colaboração

Michelle

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.