x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 16.209

Contabilidade de Empresa de Eventos

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 08:48

Bom dia!

Tenho um cliente que começarei a fazer sua contabilidade, porem nunca fiz esse tipo de empresa.
No caso é uma empresa de eventos que promove festa raive, no caso ele compra mercadorias para consumo e uso na festa do tipo, bebidas, petiscos, tenda, faz a venda dos ingressos, faz contração de DJ''s, e no caso dos alimentos ele vende dentro da festa...
Ele tem também talão de NF e Inscrição Estadual, provavelmente tem que entregar a GIA mensalmente.
É uma empresa optante pelo simples,individual ME, porem a outra contabilidade nunca emitiu nenhum livro e não tem nenhum balanço e a empresa existe desde 2004.
Como devo proceder com a contabilidade dessa empresa?
Por favor, me ajudem, não sei por onde começar...
Desde já agradeço a atenção de vocês.
Abraços,

Camila Melo
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 13:45

Olá Camila, olha sobre iniciar a contabilidade, tem bastante material no Fórum à respeito que você pode pesquisar, resumindo você precisa fazer um levantamento na empresa dos
bens para montar seu ativo imobilizado, do estoque de mercadorias para revenda e fazer um balanço inicial ou um saldo de ativo e passivo inicial. Se você vai iniciar em janeiro de 2009, faça este levantamento na data de 31 de dezembro de 2008. Pelo que você postou, esta empresa tem prestação de serviços e comércio, portanto vai contabilizar as notas fiscais de prestação de serviços e os custos dos serviços prestados e também as vendas de mercadorias e o custo na aquisição das mesmas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Mariana Neto dos Santos

Mariana Neto dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 14:16

Boa trade Camila!

Tenho uma dúvida bem similar a sua!

No escritorio no qual trabalho tb temos uma produtora de eventos, que produz grandes bailes na regiao.
Ele alugam um lugar, usao da sua infra estrutura, compram bebidas e petiscos para venda...Enfim...Toda a arrecadação é para a propria empresa. Minha dúvida é a seguinte: Como emitir NF desses eventos? A empresa não poderia emitir nota fiscal para ela mesma...Como eu justificaria a entrada destes valores nas contas da empresa?
Abraços,

Mariana Neto dos Santos
Fabiano Morgon

Fabiano Morgon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 10:47

Bom dia a todos.

Tenho uma dúvida parecida com a da colega Camila, no entento refere-se a contabilização da movimentação contábil da empresa, por exemplo:

1° - Como devo contabilizar as receitas provenientes de venda de ingressos, venda de bebidas - devo emitir NFPS, essa empresa precisa ter Inscrição Estadual para contabilizar a compra e venda de bebidas?

2° - Como contabilizar os patrocinios recebidos para a realização do eventos - emissão de NFPS? considera-se é uma receita?

3° Caso a empresa terceirize as vendas de mercadorias, ela necessitará obter a inscrição estadual?


Grande abraço a todos.


GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 13:40

Bom dia Fabiano !

Primeiro, esta empresa precisa estar habilitada em todos os órgãos fiscais para exercer todas estas funções através do registro das atividades pelo CNAE fiscal, ou seja, Promoção de Eventos, Comércio de Alimentos e Bebidas (Restaurante,Lanchonete...), Propaganda e Publicidade e outras se houver.

Com isso, deve-se definir qual será a atividade principal, ou seja a que mais vai arrecadar, porque através dela será feito o enquadramento fiscal na Receita Federal, Posto Fiscal e Prefeitura. (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real)

A emissão de notas fiscais de serviços vai depender de como a Prefeitura Municipal da cidade vai se manifestar à respeito do registro desta receita.

No comércio a compra e venda deverá ser registrada como uma Lanchonete comum.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fabiano Morgon

Fabiano Morgon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 15:17

Gilberto, muito obrigado pela resposta.
Apenas uma última dúvida, em relação ao registro das saídas das mercadorias. A venda das bebidas será realizada em eventos de música, portanto não terá a emissão da NF no momento da venda. Diante disso, como a empresa irá registrar as saídas? em uma NF de venda única ao final do evento? Destinado a quem (já que milhares de pessoas irão comprar)?


Grande abraço.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 17:20

Fabiano, todas as saídas devem ser acobertadas por nota fiscal, seja uma de várias mercadorias ou individualmente, o estoque no final tem que fechar, se comprou 100 latas de bebidas e não sobrou estoque, precisa ter nota fiscal de vendas de 100 latas de bebidas.

Existem as notas fiscais de vendas à consumidor ou cupom fiscal, dependendo do enquadramento ou obrigatoriedade da empresa.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.