x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 12.595

Como declarar imposto de renda sobre venda direta?

Edimar Rocha

Edimar Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Webmaster
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 12:33


Bom dia pessoal!

Preciso de ajuda com uma dúvida de declaração e confio mais na informação dessa comunidade do que de qualquer outra pessoa que conheço.

É o seguinte, sou pessoa física e recebo ganhos advindos de venda direta de cosméticos. Faço uso de um site para fazer essas vendas e consigo fazer com que essas vendas sejam enviadas direto da empresa/fábrica para o cliente final. A empresa/fábrica tira as notas fiscais de vendas em meu nome, mas o interessante é que quando o cliente compra na loja virtual, o Moip (mediadora de pagamentos online) só me repassa a minha comissão certinha e a outra parte vai para a empresa/fábrica automaticamente.

Visto que sou pessoa física e não sou obrigado a emitir nota fiscal por venda direta, e visto que os pagamentos dos clientes caem direto na minha conta Moip, considerando todas essas questões...
Como devo proceder para fazer a declaração de imposto de renda? É viável por exemplo, pagar o Carnê Leão mensalmente e descrever no livro caixa o montante recebido no mês como ex.: Comissão de Venda Direta Avon? Ou é viável fazer somente a declaração do imposto de renda anual?


Agradeço muito se puderem me ajudar, pois é uma questão muito específica.

Att. Edimar Rocha

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 12:43

Edimar,

Você deve mensalmente realizar os cálculos e pagamentos do Carnê-Leão, pois a Declaração Anual de IRPF serve para realizar o ajuste do imposto a restituir ou a pagar (diferença entre o recolhido e o devido).

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Edimar Rocha

Edimar Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Webmaster
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 13:30

Ok amigo Daniel, joinha para você!

1: Agora podem me dizer se eu posso descrever no livro caixa o montante total recebido (somente o lucro) no mês todo (soma de todos os recebimentos) como ex.: Comissão de Venda Direta..?

2: E não vai ter complicação por conta dos valores das notas fiscais tiradas em meu nome ser maior do que o lucro que eu declarei? Obs.: Vou rejeitar a devolução do ICMS dessas notas no site da Nota Fiscal Paulista, para que também se encaixe como venda direta.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.