x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 27.445

Deficit e Superavit

ADRIELE ALVES

Adriele Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 16:52

Boa tarde,

Uma duvida sobre o encerramento de uma empresa do terceiro setor...

No balanço anterior realizado por outra contabilidade, foi fechado com diferença entre o Ativo e o Passivo.
Eu nunca vi isso acontecer.
Agora essa diferença está passando para o balanço que estou encerrando.

Há uma forma de corrigir isso??

Vejo que no balanço com diferença só aparece o "Superavit dos Exercícios Anteriores", o do ano de encerramento não consta.
Acredito que seja essa a diferença.


Outra duvida.... Se já está lançado como "Superavit dos Exercícios Anteriores", não farei lançamento transferindo saldo, certo??
Mesmo que no ano que eu estou encerrando tenha dado deficit e não superavit?

Como não tem *saldo do exercício*, para transferir para o *saldo acumulado*, não terá esse lançamento, isso é correto?

Obrigada!!


ADRIELE ALVES

Adriele Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 14:37

Sim, é exatamente o valor da diferença.

Não foi transferido esse valor para o PL, foi fechado com essa diferença.

Agora no balanço seguinte, está puxando o saldo com a mesma diferença no Ativo x Passivo.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 16:29

Adriele

Nas entidades do Terceiro Setor, ao final do exercício apura-se o resultado e transfere-se o resultado apurado, deficit ou superávit para o patrimônio social.
Não é aconselhável usar a conta superávit/déficit acumulados.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Renata Fagundes

Renata Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 14:30

Boa tarde.

Estou com dúvidas referente ao encerramento anual de uma Associação sem fins lucrativos.
No ano de 2016 foi encerrado balanço com Superávit, o valor foi transferido para conta de Patrimônio Social.
Estou encerrando 2017 e meu resultado foi um Déficit.

Este Déficit é incorporado ao meu Patrimônio Social, diminuindo o seu valor atual?

Se alguém puder me ajudar, ficarei grata.

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 14:39

Boa tarde Renata,

Correto. Você faz a apuração do resultado e como no seu caso apurou déficit, você transfere esse valor para a conta de Patrimônio Social, diminuindo o valor, pois como comentado pelo colega Clóvis que não é aconselhável utilizar contas de Superavit/deficit acumulados.

Renata Fagundes

Renata Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 15:36

Boa tarde Ricardo.

Grata por sua ajuda.

É a primeira fez que estou elaborando o encerramento de uma associação e tenho algumas dúvidas.

O valor do patrimônio social que fica acumulado, ele poderá ser utilizado quando? Ou sempre que houver superávit eu devo criar uma conta de reservas?



Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 16:13

Cara Renata,

Diferente das empresas, que o seu objetivo é gerar lucro para seus sócios / proprietários, onde o saldo da conta de lucros acumulados pode ser utilizada para o repasse de distribuição de lucros, as entidade de terceiro setor, por força de legislação não pode em nenhuma hipótese efetuar esse tipo de transação. Os valores na conta do Patrimônio Social devem ser usados exclusivamente para o financiamento próprio da entidade, como por exemplo, aquisições patrimoniais (ativo imobilizado), etc.

CARLOS EDUARDO LIMA

Carlos Eduardo Lima

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 12:22

Aproveitando o tópico, ao encerrar o exercício de uma associação com superávit, o mesmo deve ser incorporado ao patrimônio social na data de encerramento no dia 31/12/xx, ou no primeiro dia do próximo exercicio, pergunto pois conversando com alguns contadores, vejo que cada um segue um método de trabalho.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.