Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 110.786

Abertura de Filial com atividades diferente da matriz.

Bruno

Bruno

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 17:36

Pessoal,

Tenho uma Matriz cujo a MATRIZ tem o seguinte objeto:
Comercio ATACADISTA de produtos alimenticios

E gostaria de abrir uma filial para vender no varejo e ter o seguinte objeto:
comercio VAREJISTA de produtos alimenticios

acontece que houve uma exigencia por parte da junta comercial dizendo que as atividades da FILIAL não constam no objeto social da matriz. alguém já passou por isso? Devo incluir essa atividade na matriz mesmo não realizando a atividades na matriz? O que devo fazer sendo que estão bem discriminadas o que cada uma irá realizar?

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 20:47

Bruno ,

Aqui em São Paulo, é possível desmembrar as atividades.

Insira o capital da matriz, incluindo comércio atacadista e varejista.

E na sequencia o paragrafo 1º a filial terá o objeto social de comércio varejista de ...

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Bruno

Bruno

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 08:51

Obrigado colegas,

mas sendo assim, teria que fazer uma consulta comercial na prefeitura também para a matriz correto? pois faria uma alteracao na matriz, o que eu queria fazer era a matriz ser atacadista e as filiais varejistas, seria possivel isso sem ter essa atividades na matriz?

BRUNO

Bruno

Ouro DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 09:12

Bruno,

É necessário constar na matriz as atividades atacadista e varejista.

A filial pode exercer apenas o varejista, se constar na matriz.


Segue a normativa.


Instrução Normativa DREI nº 26, de 10 de setembro de 2014.


1.2.25 - ABERTURA DE FILIAIS NA UNIDADE DA FEDERAÇÃO OU EM OUTRA UNIDADE DA
FEDERAÇÃO


A indicação de objeto para filial é facultativa, porém, quando efetuada, deverá reproduzir os termos do texto do objeto da empresa, integral ou parcialmente.

Bruno

Bruno

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 09:28

Beleza Bruno, entendi...

Usufruo de um beneficio no estado de SC por ser atacadista, o qual não posso ter VAREJISTA em meu objeto com a MATRIZ,

Sendo assim: nao poderei abrir nenhuma FILIAL VAREJISTA correto?

Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 17:17

Alguém pode me falar qual o valor de capital necessário para se abrir uma empresa atacadista no ES, Grande Vitória? sendo que está empresa já possui duas filiais . CNAE 4649-4-04 ( Comércio atacadista de móveis). Obrigado!!!

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 11:09

Usufruo de um beneficio no estado de SC por ser atacadista, o qual não posso ter VAREJISTA em meu objeto com a MATRIZ,


se não pode ser varejista a Matriz, equivale dizer que também não pode ter filial, pois é a mesma coisa. Correto Posicionamento do pessoal. O Objeto deve obrigatoriamente ser descrito no contrato social que é um só.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 14:23

Boa tarde

Estamos estudando um projeto para isso gostaria de saber de vocês.

Há uma empresa já aberta, com o cnae de serviços administrativos,(não estabelecida e empresario individual) só que agora houve a necessidade de acrescentar um cnae de fabricação de tintas, e estamos querendo abrir uma filial com essa atividade de fabricação de tintas, ela será instalada na unidade de nosso cliente.
Pergunto, posso abrir a filial apenas com essa cnae de fabricação? ou tenho que também adicionar essa atividade na matriz ? sabendo que na matriz é uma residencia e geralmente esse cnae pede licença da cetesp
Qual seria o processo. ?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 14:27

Evandro Carlos Alerico o objeto da Filial tem que ser o mesmo da Matriz.
Então você precisa alterar a matriz e abrir a filial com os mesmos cnaes da matriz.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Patricia Barbosa

Patricia Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Jurídico
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 18:05

Colegas, boa tarde.

A matriz deve reproduzir em seu CNPJ todas as atividades que serão exercidas pelas filiais? Mesmo que ela não vá exercer essas atividades?

O posto no qual o processo foi enviado está solicitando o DBE da Matriz com a inclusão de todas atividades das filiais, mas só houveram alterações nos parágrafos do Objeto Social referente as filiais. Para entenderem melhor, a matriz exerce atividade de Comércio Varejista, as filiais Comercio Varejista, Atacadista e outras atividades e todas constam do objeto social com parágrafos explicitando as atividades especificas de algumas filiais.

Ao meu ver, se consta no objeto social e não será exercida pela Matriz não haveria necessidade de constar tais atividades em seu CNPJ.

Patricia Barbosa

Patricia Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Jurídico
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 08:19

Agnaldo, bom dia.

Obrigada pelo retorno.

Estranhei o posicionamento deles já que essa empresa tem muitas filiais e nunca houve exigência nesse sentido e nem ao menos eles fundamentaram, só exigiram o DBE da Matriz. De qualquer modo, o importante é fazer correto daqui para frente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.