x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 44

acessos 15.790

Antecipação Análise MALHA FINA IRPF 2016

RENATA MELO

Renata Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Civil
há 7 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 13:29

Boa tarde,

Gostaria de saber se já abriu o prazo para solicitar antecipação da análise do IRPF para quem caiu na malha fina. Quando acesso o Extrato da Dirf no portal E-cac, não aparece a opção de agendar antecipação. No ano anterior eu também havia caído na malha fina e consegui agendamento à partir de 01/01/16. Hoje já é dia 05/01/17 e estou sem saber se realmente não abriu agendamento para ninguém, ou se há algum problema específico no meu cpf, pelo fato de ter caído na malha fina por 2 anos consecutivos.

Obrigada!

Elizete Gomes Soares

Elizete Gomes Soares

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 13:56

Boa tarde pessoal!

Na semana passada dia 02/01/2016, consegui solicitar antecipação para 5 clientes, porém, na hora de gerar os Termos de Intimação, o sistema falava
que não havia nenhuma declaração na malha. Acredito que seja erro no sistema e outra, a Receita está fazendo de tudo para atrasar a vida do contribuinte!

Alguém mais?

Tenho clientes que estão desesperados esperando receber suas restituições. Penso que o contribuinte não deveria pagar pelo erro das empresas que não enviam informações corretas para a Receita Federal.


Abraços,
Elizete Gomes.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 14:50

Elizete,

Boa tarde. Tentei agora solicitar a antecipação de um cliente, e continua não disponível para ele, só aparece a mensagem:
"Se não houve erro no preenchimento da Declaração e todas as informações declaradas estiverem devidamente comprovadas por documentos, aguarde comunicação da Receita Federal para prestar esclarecimentos."


RENATA MELO

Renata Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Civil
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 17:59

Recorri à página da Receita Federal no facebook e mais pessoas relataram o mesmo problema, ou não aparece a opção de agendamento ou não conseguem imprimir os documentos.

Frente a isso, algumas delas fizeram contato com a Ouvidoria e tiveram como resposta o seguinte:

Mensagem da Ouvidoria do Ministério da Fazenda

Qua, 04 de Jan de 2017 10:55

Resposta à Mensagem 938642

Sr(a) xxxx (ocultei para preservar o nome da pessoa que postou)

Em atenção à sua manifestação, esta Ouvidoria agradece a sua contribuição ao nos comunicar sobre a dificuldade.

Infomamos que ainda não foi liberada a emissão de atendimento antecipado das declarações do exercício de 2016. Solicitamos, portanto, a gentileza de aguardar. A informação sobre a liberação será veiculada na página da RFB na Internet.

Disponha dos serviços desta Ouvidoria, sempre que julgar necessário, para encaminhar sugestões, reclamações, denúncias ou elogios relativos aos serviços prestados pelo Ministério da Fazenda ou pela Secretaria da Receita Federal.

Atenciosamente,

Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

RENATA MELO

Renata Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Civil
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 13:26

Apenas para complementar o assunto. Enviei também um e-mail para a Ouvidoria e recebi o seguinte retorno:

Prezada Senhora RENATA,

Cumprimentando-a cordialmente, informamos que o sistema utilizado pela Sra. para fazer sua manifestação, Sistema e-OUV, funciona de forma integrada com as demais ouvidorias federais.

No caso em referência sua manifestação relaciona-se a dificuldades no uso de sistema específico da Secretaria da Receita Federal (RFB), especificamente o e-CAC, para "Solicitação de Antecipação de Análise de DIRPF".

Sobre este assunto esclarecemos que, de acordo com o link “idg.receita.fazenda.gov.br a RFB informa que a "Solicitação de Antecipação de Análise de DIRPF" por meio do extrato da DIRPF no e-CAC, relativa à DIRPF exercício 2016 ainda não se encontra disponível. A previsão é o que serviço seja disponibilizado a partir de fevereiro de 2017. Os contribuintes que, eventualmente, tenham conseguido efetuar o agendamento de "Solicitação de Antecipação de Análise de DIRPF" por meio do extrato da DIRPF no e-CAC, relativa à DIRPF 2016, deverão comparecer à Unidade de Atendimento no horário marcado, mesmo que não tenham conseguido emitir o Termo de Atendimento e a Intimação, com toda a documentação comprobatória. Somente nestes casos, as Unidades de Atendimento irão recepcionar a documentação. Quanto aos exercícios anteriores a 2016, o agendamento continua disponível.
Caso as informações acima não forem suficientes para resolver a questão, recomendamos que utilize o Serviço “Fale Conosco”, disponibilizado no Portal da Receita Federal do Brasil na internet, disponível no link http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/fale-conosco.
Por outro lado, persistindo mesmo assim o transtorno, acesse a Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, cujos meios de contato se encontram na página “http://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br/ouvidoria/formas-de-contato”.

Sem mais para o momento, estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,

Coordenação-Geral de Atendimento ao(à) Cidadão(ã) (CGCid)
Ouvidoria-Geral da União
Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU)
ACESSE: https://www.ouvidorias.gov.br

Paulo Molina

Paulo Molina

Iniciante DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 15:01

Abri ouvidoria e responderam a mesma coisa para mim.
Eu tinha conseguido agendar, mas como não conseguia gerar o Termo, eu acabei cancelando. E depois veio a resposta que poderia ser atendido sem o termo...
No entanto acessei o eCAC hoje, e está aparecendo que será possível solicitar antecipação a partir do dia 01/05/2017, portanto pelo visto a previsão para fevereiro é furada.
Mais alguém confirma essa data de 01/05/2017?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 16:07

Paulo Molina

Exatamente. Verifiquei agora a situação de um cliente:

"Se não houve erro no preenchimento da Declaração e todas as informações declaradas estiverem devidamente comprovadas por documentos, aguarde comunicação da Receita Federal para prestar esclarecimentos ou solicite a antecipação da análise de sua declaração a partir de 01/05/2017."

Maio de 2017, para analisar a declaração entregue em abril/2016, já nem será mais "antecipação" ...!

Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 16:25

Fui até a Receita Federal da minha cidade, na data de hoje, 13/01/2017, fui informado pelo responsável pelas verificações do IRPF que as antecipações vão ser apenas em Maio, ele tinha recebido um comunicado e estava analisando melhor.
De fato não sei se procede essa informação.

Paulo Molina

Paulo Molina

Iniciante DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 17:35

Pois é.. Antecipação entre aspas.
Pior que eu tinha conseguido agendar no dia 02/01/2017, mas não conseguia imprimir o termo. Abri ouvidoria, e como não me respondiam, cancelei o agendamento que era para o dia 10. Aí dia 11 chega a resposta da Ouvidoria, que eu podia ter sido atendido sem o Termo, é para acabar!
Fazer o que, agora é esperar. É aquela velha história, para cobrar são extremamente ágeis, agora quando é para pagar...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 21:01

Está uma "bagunça". O programa gerador da DIRF, a declaração onde as empresas informam os beneficiários dos rendimentos/retenções, e que a RFB usa para fazer o cruzamento com a DIRPF, ainda não foi disponibilizado, e o prazo de entrega vence em 15/02.

Victor Augusto

Victor Augusto

Bronze DIVISÃO 5, Gerente Comercial
há 7 anos Sábado | 14 janeiro 2017 | 16:43

Também estive na Receita Federal, e informaram que essa informação do e-CAC, para 05/2017 está errada!

A previsão para normalizar é a partir de fevereiro de 2017, tal como está no site RFB.

Victor Augusto

Thiago

Thiago

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 10:43

Prezados, ao acessar o ECAC, verificando uma Declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisica, 2016/2015, com pendência, consta o seguinte aviso:

O que fazer?
1.Se houve erro no preenchimento da sua Declaração, apresente uma declaração retificadora (Orientação sobre Retificação).
2.Se não houve erro no preenchimento da Declaração e todas as informações declaradas estiverem devidamente comprovadas por documentos, aguarde comunicação da Receita Federal para prestar esclarecimentos ou solicite a antecipação da análise de sua declaração a partir de 01/05/2017.

Ou seja, "antecipação da análse" apenas em MAIO!???

Conversei na Receita Federal e fui orientado que algumas pessoas conseguiram agendar para fevereiro que essa situação não é mais possível!

Alguém possui essas informações também!?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 15:19

Elizete,

Realmente, já dá para solicitar a antecipação.
Só que no meu caso, aparece a mensagem de que a unidade local da RFB "não possui vagas para atendimento Malha". Brincadeira!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 18:41

Luciane B Peres

Boa tarde. Através do eCAC do contribuinte, acessando o serviço de "Extrato do Processamento da DIRPF" e selecionando a declaração.

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 12:37

bom dia Marcio.
por favor uma informação.
foi agendado para 3/7/17 na SRF para tratar da pendencia em malha de RRA.
minha dúvida é se no atendimento o contribuinte será orientado do que está errado e se poderá corrigir com outra retificadora.

vale dizer que a PF foi na fonte pagadora, obteve um segundo informe, retificou mas continua em malha, faz mais de um ano.
muito obrigado.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 13:35

Joao, boa tarde.
O que consta no site da RFB: "Após o atendimento não será mais possível retificar a declaração".

Normalmente, no eCAC, constam os dados da pendência quando se trata de RRA. Lembro que já tive caso de cliente que "esqueceu" de informar um RRA, caiu na malha, verifiquei o valor no eCAC, retifiquei e pronto.

Fabiana Carvalho

Fabiana Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 5 junho 2017 | 16:13

Ola Márcio e pessoal, gostaria muito de pedir ajuda, cai na malha fina ano passado, estou tentando agendar via ECAC, nao consigo nunca, muito difícil nunca tem vaga, preciso apenas mostrar pra eles as minhas notas fiscais, pelo alto gasto no referido ano por dispesas médicas, aguardo muito a resposta é uma restituição que esta fazendo falta no bolso :(

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 08:45

bom dia.
permita-me informar, acessei por muitos dias nas primeiras horas até consegui agendar.
tive cliente que as notas fiscais não tinha o carimbo da quitação, não foram aceitos os pagamentos na declaração de IRPF na SRF.
sugiro pedir que a firma que recebeu faça um recibo.
boa sorte.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 09:15

Fabiana Carvalho, bom dia. Tive uma situação, agora em abril, que só consegui agendar para o cliente ser atendido numa cidade vizinha, pois nunca tinha vaga na Receita local.

Fabiana Carvalho

Fabiana Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 14:09

Olá Márcio e pessoal, obrigada pelas respostas, eu sou de São Paulo e hoje consegui agendar finalmente, para Guarulhos , confesso que estou com medo de chegar na hora H e eles reclamarem dizendo que somente pode ser realizado o agendamento no local onde reside, como não vetaram no ECAC e vc tb dizendo que conseguiu vou tentar, pior que só pro dia 20/7 , muito obrigada
Joao Batista muito obrigada pelo toque, nem tinha observado isso!!

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.