x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 22

acessos 1.228

Procedimentos e-Social

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 16:58

Boa tarde pessoal!

Estou totalmente perdida em relação ao e-Social, gostaria de saber como vocês estão se preparando para esse novo sistema.

O que já mudaram na rotina de vocês?
Em relação a orientação para as empresas?
Nenhuma das empresas que prestamos serviços faz PCMSO, PPE, etc... quando o e-Social começar, essas informações terão que constar no cadastro das empresas, como vocês estão fazendo em relação a isso?
Algo que eu deva me atentar com mais urgência?

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 11:17

Pammela

Eu por exemplo estou a uns 3 anos mudando rotinas.

Comecei pelas admissões que devem ser entregues com antecedência minima de 2 dias;

Depois cortei as demissões retroativas;

Implementei diversos comunicados sobre a importância dos programas, agora minhas empresas tem os programas, inclusive os MEI;

Fui acrescentando informações na admissão de documentos não solicitados;

Fui organizando rotinas de férias, horas extras, fazendo ajustes em horários;

Comuniquei sobre o e- social, o que estaria fazendo para amenizar o impacto nas empresas, como será o futuro;

Este ano pretendo me deter na qualificação cadastral do funcionários antigos, ver tabelas e incidências...

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 13:54

Estefania, o material que você utilizou para conscientizar e informar as empresas, teria como disponibilizá-lo?

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
ALINE BRASIL

Aline Brasil

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 10:31

Estefania Drechsler

estamos procedendo da mesma forma aqui!
o problema é que a maioria dos clientes insiste em "dar um jeitinho"...em deixar o correto pra depois...
mas bem avisados eles estão.

Att,
Aline Brasil
Tecg. Gestão em Recursos Humanos

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 22 março 2017 | 10:39

Aline


Verdade, mas quando você ''corta'' aos poucos isso, eles se acostumam....

Eu fui aproveitando oportunidades, como o CAGED, por exemplo, para cortar as admissões retroativas, e assim vamos indo...

Pammela

Fiz informativos próprios, que se aplicam a linguagem simples, sem muito me deter em leis, mas como foram junto com oportunidades, não sei se ainda se aplicam, pois como citei aproveitei o Caged, para as admissões e demissões e notícias da TV para fazer certas mudanças.

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 11:59

Bom dia Estefania!

Você poderia compartilhar esses comunicados?

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 13:39

Pammela


O Ministério do Trabalho e Emprego publicou em 29 de Maio de 2014 no Diário Oficial da União a Portaria nº 768, que trás novas regras para a prestação de informações do empregador ao Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com a Portaria, a partir de 02 de agosto de 2014 sempre que houver admissão de novo empregado em alguns casos é obrigatória a imediata informação ao Ministério, por meio do Caged.

O empregador que não atender às exigências da Portaria, omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata, fica sujeito às multas previstas nas Leis nº 4.923/1965 e 7.998/1990.

Além das penalidades administrativas, os responsáveis por meios fraudulentos na habilitação ou na percepção do Seguro-Desemprego serão punidos civil e criminalmente, nos termos da lei.


Sendo assim pedimos que os documentos necessários para a admissão do funcionário nos sejam enviados com no mínimo dois dias de antecedência para que possa ser verificada a documentação e providenciado os documentos faltantes, em tempo hábil para informação do Caged.


Não cabem mais tais informativos, pois como disse eram conforme as mudanças que ocorriam na época.... ISSO passei para eles em 2014....

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 14:07

Jessyca

As férias vou ajustando aos poucos, empresa por empresa, para que eles se organizem e rodem corretamente as férias quando realmente o funcionário sai, aqui essa parte até é tranquila agora.

Demissão retroativa eu disse que não tem como fazer e ponto final.

Houve chiadeira no começo, alguns a gente em certas situações acabava dando uma ajudinha, como aviso trabalhado começar uns dias antes quando o interesse era do funcionário.

Na verdade os comunicados são mais pra constar que a gente avisa as coisas, o resto é feito no dia a dia mesmo, a gente vai conversando, explicando, fazendo os ajustes.

Simone Sgarbi

Simone Sgarbi

Prata DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 14:32

Boa tarde meninas

Há uns dois anos envio comunicados sobre o e-social, tentando implementar novas regras. Com algumas empresas consegui numa boa mas em outras continua sendo um sofrimento!!!
Sempre apelam para o famoso "jeitinho" e não querem entender que isso só ira prejudicar lá na frente. Nessas empresas que teimam em não se enquadrar eu emito um comunicado isentando a empresa onde trabalho de qualquer responsabilidade pela não entrega de documentos ou informações.

Simone Sgarbi
Gerente Depto. Pessoal
Rio de Janeiro - RJ


Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 15:01

E quanto aos PPP, PPRS PMCSO, e assim por diante... nenhuma empresa aqui faz!
Mal, mal os periódicos..
rs

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Simone Sgarbi

Simone Sgarbi

Prata DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 15:30

Jessyca

Uma correria só e obviamente vai sobrar na nossa conta né? Porque pelo que estou lendo temos avisado, informado... As empresas estão pensando somente no agora.
Alguns parecem não querer entender o quanto isso irá prejudicá-los futuramente.

Simone Sgarbi
Gerente Depto. Pessoal
Rio de Janeiro - RJ


Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 16:00

Colegas

Aí cabe lembrar ou avisar as empresas que no momento em que enviarmos as informações do E-social, poderão ser fiscalizados e cobrados os últimos 5 anos, sempre.

Isso de tudo que foi feito incorreto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.