x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.336

Começar Escritório de Contabilidade

LUCAS ALVES MOTA

Lucas Alves Mota

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 09:48

Bom dias Prezados, Venho humildemente por meio deste saber das sugestões e Dicas de quem já passou por essa situação..
Bem neste de 2017/01 concluo minha Graduação em Ciências Contábeis e já fui aprovado no exame de suficiência, e quero assim que me formar montar um pequeno escritório de contabilidade, porém tenho experiência apenas na parte fiscal, contábil e Folha. E para um Contador que está começando é importantíssimo ter conhecimento na área de processos "abertura, baixas, alterações" etc.. Gostaria de saber dos colegas se existe algum curso ou algum manual "algo para se ter noção desta área ou se apenas se aprende trabalhando "preciso de um rumo para me engam jar nesta área já que nunca a atuei.

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 17:23

Oi Lucas;
Então vou te responder com base na minha experiência no meu Estado MG.
Na minha opinião essa parte de processos, se aprende na raça mesmo.
Até mesmo a gente que está acostumado temos que estar sempre atentos as novidades e atualizações.
Busque parcerias no seu Estado e a medida que for crescendo agregue pessoas com conhecimento especifico na sua equipe.
Boa Sorte!

Lucélia Fiuza

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Thiago Pena

Thiago Pena

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 17:39

Lucas,

Conforme a colega relatou, o setor de processo é uma area que você vai aprender fazendo, acredito que você iniciando com as experiencias que você tem já é um otimo inicio, faz parceria acompanha alguns processo e com isto você vai pegando experiencia tambem em processo e logo esta habilitado a fazer.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 07:43

Lucas, bom dia

Darei minha opinião sobre o tema, as rotinas em um escritório contábil são totalmente diferentes do que vemos na faculdade.
É preciso conhecimento mais aprofundado na área fiscal, contábil, pessoal e societária.

Como você atuou em diversas áreas sabe que cada uma possui diversas particularidades, além das alterações na legislação todos os dias.

Um erro a não cometer é achar que somente entender do operacional te dará potencial para seguir com o escirtório, as áreas administrativas são ainda mais importantes, será preciso você calcular os custos que terá, pois o ideal será fazer uma planejamento de valores, margem de lucro, rentabilidade, ter seu controle financeiro, fluxo de caixa, etc...

Cito aqui também uma outra característica que terá de desenvolver, se o escritório será seu, a princípio você terá de ser seu Departamento Comercial... será preciso investir no marketing pessoal e do escritório, além de fazer uma boa captação de seus prospects.

São inúmeros pontos e a lista que eu poderia citar é gigantesca... Tentativa e erro!

Mas no geral, com os pés no chão, planejamento e consciência, não deixe de tentar e de acreditar... tenho certeza que o sucesso virá!

Dizia algum pensador que agora não me recordo:
"A má notícia é que o tempo voa, a boa é que você é o piloto."

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
LUIZ AUGUSTO EUGENIO

Luiz Augusto Eugenio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 10:27

Ola Lucas Mota,
Parabéns por fazer parte desta nossa profissão tão importante para o desenvolvimento do país. Quanto À sua questão, eu acredito que seria interessante sim fazer algum curso que lhe dê diretrizes sobre o que chamamos de paralegal. No estado de São Paulo por exemplo temos vários cursos que ensinam e fazem a reciclagem sobre o assunto de uma forma muito interessante. Temos inclusive mesas redondas que acontecem todas as segundas feiras no próprio prédio do CRC-SP onde falamos do dia-a-dia trocando diretamente experiências. Como outros colegas já disseram, é no dia a dia e no corpo a corpo que aprendemos o serviço, mas é importante antes de mais nada conhecer a legislação e os procedimentos, entre em contato com a Junta Comercial de seu Estado, geralmente eles têm um departamento para dar este suporte aos profissionais.
Aconselho também a fazer uma parceria com alguém que já tenha o escritório contábil para que você possa fazer parte do dia a dia desta área e ter noção dos problemas encontrados e do mode de solução de cada um deles.
Eu tenho aqui uma apostila sobre o assunto, porém é mais voltada para o estado de São Paulo. Caso entenda que lhe ajudará de alguma forma posso cede-la a você.
Espero ter ajudado e estou à disposição caso tenha a necessidade de algo mais!!

Grande abraço e mais uma vez seja bem vindo à profissão Contábil!!!

LUCAS ALVES MOTA

Lucas Alves Mota

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 10:41

Caros Colegas, Obrigado a todos que por meio deste tiraram alguns minutos do seu dia para ajudar um mero inciante, Agradeço Muito a Vocês pelas dicas e aos detalhes aos quais tenho que me atentar. "De grande Valia"

Luiz Augusto Eugenio, será de Grande Valia essa sua apostila com os procedimento paralegais. Agradeceria muito caso o Sr. disponibilizasse a mesma, acredito que para isso deverá anexar a mesma neste tópico.
ou se puder me enviar por e-mail @Oculto
Obrigado..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.