x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.880

Livros registrado na Junta Comercial pois a contadora morreu

Marcos Martins

Marcos Martins

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 12:09

Bom Dia

Caros colegas estou com um problema enorme , então gostaria da ajuda de voces, tenho uma empresa que veio ano passado para a nossa contabilidade , então logo para abrir o ano contábil de 2016 usamos o saldo final de 2015 que foi importado do sistema da antiga contabilidade do nosso cliente, fizemos o ano de 2016 normalmente até o momento de tirar a certidão livros aonde consta que o ultimo livro diário e razão registrado foi em 2006 , usei o seguinte método : contratei o sistema cuja a outra contabilidade usava, para poder extrair as informações necessárias para dar continuidade no meu trabalho ( pois não conseguia falar com a antiga contadora ) , maaaaaas para minha surpresa no sistema não havia informações contábil, fiscal e folha dos ano de 2007, 2008, 2009( sim , não havia msm , não houve problema na hora do backup do sistema que a própria empresa que fez o backup) , porem tive mais uma surpresa , ela mooorrreeeu , e contador morto não gera informação kkkk, enfim meu cliente diz que não havia documentação com ele , pois ele encaminhava tudo pra ela , e por ela ter morrido e o escritório não ser de grande porte , tudo que tinha la deram fim , queimaram, jogaram fora, rasgaram etc.. etc.. etc, assim que " acolhemos '' este cliente pedimos tudo que havia na outra contabilidade, só que ela garantiu que estava tudo em dia , a nos enviou o backup de 2015 , pois o balanço não estava pronto e ela nos encaminharia o mais rápido possível ( acho que não deu tempo né kkkkkkkkkk ), e logo depois ela sumiu , e agora não consigo registrar o livro de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 pois esta faltando o livro de 2007,2008 e 2009 , e os livros precisam seguir uma sequencia , então não há como eu pular esses anos , e a Junta Comercial do DF não ajuda em nada e pede para que conseguirmos alguma coisa , senão o livro não registra, por favor colegas, me ajudeeeeem preciso despachar esses livros diário e razão o mais rapido posssssivel .

Fico no aguardo e desculpe o textão

Att,


Marcos Braga


" O importante não é como se fala, e sim como as pessoas interpretam !''
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 7 anos Sábado | 7 janeiro 2017 | 09:58

Na impossibilidade de encontrar os registros contábeis é preciso um pouco de criatividade:

1- O livro razão não precisa ser registrado.

2- Para o livro Diário, faça um atalho:

Para os exercícios de 2007 a 2009 cuja decadência de 5 anos já ocorreu para todos os tributos, faça um livro simples considerando o saldo do balanço inicial de 2005 com as variações de cada ano e cujo saldo de balanço sintético bata com as declarações de imposto de renda (certamente entregues na época.) fazendo o saldo de 31.12.2009 bater com o inicio de 2010 que vc já tem.
Faça uma folha para cada mês, indicando sem movimento até novembro e fazendo as variações no mês de dezembro de cada ano.

Faça os termos de abertura e encerramento e registre-os..


Como vc possui os livros de 2010 em diante é só correr para o abraço.



Marcos Martins

Marcos Martins

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 10:48

Salvador Cândido Brandão muito obrigado , me ajudou mesmo .
Me desculpe a demora , acolhei tão bem a tua ideia que eu fui fazer, ja até mandei os livros pra encadernação .

Abrçs

Att,


Marcos Braga


" O importante não é como se fala, e sim como as pessoas interpretam !''

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.