x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 11.193

ICMS - CST - CSOSN - Notas Fiscais de Entradas

Felipe Rampazio

Felipe Rampazio

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 16:52

Boa tarde
Tenho um cliente do Simples Nacional, que efetua compras de dentro e fora do estado, de empresas do regime de apuração normal e Simples Nacional.
Minhas dúvidas surgiram na hora de escriturar as notas fiscais de entradas, pois recebo notas com CST (utilizado pelo regime de apuração normal) e também com CSOSN (Simples Nacional).
Os códigos mais comuns são: 000 - 010 - 020 - 040 - 041 - 060 - 0102 - 200 - 260 - 300 - 0400 - 0500 - 810.
Gostaria de saber na hora de escriturar a nota de entrada, qual CSOSN utilizar? A consultoria me recomentou utilizar o 900 para todas as entradas, mas não acho que é correto.

DEUS É BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS É BOM.
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 17:20

Boa tarde Felipe,

Ao meu entendimento a escrituração deve estar condizente à sua operação, porém veja que os CSOSNs não dão muitos vínculos nas operações. Com relação as mercadorias com substituição tributária poderia, no caso, lançar com o CSOSN 500, entre as demais o CSOSN 900.

No caso das saídas adequar de acordo a operação supra.

Clique aqui para ver a lista de CSOSN

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Felipe Rampazio

Felipe Rampazio

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 08:37

Bom dia João
Um amigo me deu uma ideia, ele me disse pra usar o 500 para quando houver ST, 102 para os demais, e claro quando houver troca ou operação parecida utilizar o 400.
Caso alguém tenha algo mais a acrescentar, por favor compartilhe.

DEUS É BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS É BOM.
Eduardo Lopes

Eduardo Lopes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 10:00

Felipe Rampazio ,

Cada operação tem suas particularidades e você deve analisar cada uma individualmente.

Mas nesse link aqui tem uma tabela com uma correlação generalista.

Abs!

att,

Eduardo Lopes
Felipe Rampazio

Felipe Rampazio

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 10:27

Bom dia Eduardo Lopes
Muito clara a tabela e a explicação que se encontram nesse link, mas lá só trata das operações de saídas.
Mas de qualquer forma já ajudou bastante, obrigado.

att

Felipe Rampazio

DEUS É BOM O TEMPO TODO. O TEMPO TODO DEUS É BOM.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.