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Livro "Contas correntes"

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Tania Maria

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 11:09:54
Bom dia. Uma associação procurou-me com um livro comprado em livraria e pediu-me pra escriturar o "livro da tesouraria", na capa está escrito "contas correntes".

Esse seria o livro caixa? Ou é outro livro?
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 14:26:10
Tania, você pode utilizar este Livro de Contas Correntes e lançar a movimentação do caixa, basta preencher as colunas débito e crédito corretamente e apurando o saldo diário.
Mas tem nas livrarias também um Livro Caixa, que é um pouco diferente, onde você lança Entradas e Saídas e faz apuração diária e mensal.
Sabendo utilizar, você pode usar este mesmo que o resultado será o mesmo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Tania Maria

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 14:31:16
Obrigada, eles trouxeram os livros, os extratos bancários e recibos de mensalidades.
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 14:36:06
Você pode deixar um livro para cada conta bancária e outro para o livro caixa. Lembrando que em contabilidade você utilizará a conta Débito para entrada de dinheiro ou créditos e a conta Crédito para saída de dinheiro ou débitos em conta corrente.
Este é um método em que você poderá controlar toda a movimentação financeira.
Bom trabalho.

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Tania Maria

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 14:38:05
Obrigada, não tinha pensado nessa "separação", ia juntar tudo....acreditava que era assim.
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 15:10:06
Tânia, se você fizer tudo junto não terá controle de nada. Estas contas tem que ser controladas separadamente. As contas correntes deve estar de acordo com os lançamentos dos extratos bancários. Observe que cada depósito bancário deverá ter um crédito ou baixa no caixa, e cada entrada de dinheiro no caixa deve ter um comprovante de recebimento de receita da associação. As emissões de cheques devem ter documentos comprovando a despesa, bem como as despesas pagas pelo caixa. Esta é a melhor forma de controlar o financeiro da Associação ou qualquer outra empresa.

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Tania Maria

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 15:20:33
Certo, eu compreendi, mas então proque quando lemos sobre o livro caixa, existem orientações que deve-se colocar a movimentação financeira inclusive bancária junto ao caixa?
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 15:32:57
Ésta é a orientação para que as empresas do SIMPLES NACIONAL escriturem o Livro Caixa, mas que tenha inclusive a movimentação bancária, ou seja toda a movimentação financeira. Associações são entidades e por sua vez tem que fazer escrituração Contábil. A pergunta que você está postando eu entendi que é um controle financeiro da associação e que servirá de base para a contabilidade, bem como para o controle financeiro da mesma. A orientação que dei foi justamente para esta finalidade. Agora esta situação de Escriturar o Livro caixa para fins fiscais é outra situação, vale somente para empresas do SIMPLES.

Editado por Gilberto C. Olgado em 25 de junho de 2009 às 15:34:58

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Tania Maria

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 25 de junho de 2009 às 15:53:29
Muito obrigada pelas respostas, agora eu compreendi. Muito bom poder contar com pessoas experientes e tão dispostas a ajudar como você. Obrigada mesmo, agora entendi como fazer.
Charleson Martins Resende

Usuário Iniciante

postada em: Segunda-Feira, 4 de junho de 2012 às 13:56:00
Boa tarde, tenho varios clientes varejistas optantes pelo simples nacional, eles sao tributados no regime de competência, e nao tem como ter o controle de recebimento bancario, pois como se sabe recebem no caixa e depois depositam tudo junto, como lançar no caixa o dinheiro que é depositado na conta bancaria da empresa? Eu estive pensando de criar uma conta de deposito, e lancar estes depositos que entram na conta corrente como uma saida, pois nao vejo outro solucao, visto que nao ha como proceder no regime de caixa e sim no de competencia, onde todas as vendas sao lancadas como a vista, e os depositos bancarios nao se vinculam a elas!
Aguardo e obrigado desde já, pela atenção!
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Segunda-Feira, 4 de junho de 2012 às 16:09:26
Boa tarde Charleson!

Este problema de falta de controle dos recebimentos deve ser corrigido pelos próprios empresários, não são os escriturários e contabilistas que tem que corrigir este problema, mas precisam lançar da forma que lhe são apresentados os documentos.

Este controle deve ser feito através de livro de conta corrente das contas correntes de bancos, clientes e caixa pelo empresário ou funcionário que deverá controlar a movimentação financeira da empresa.

Para o Fisco, todos os depósitos são originários de uma receita, e se estes valores são maiores que o valor das notas fiscais de vendas emitidas, presume-se que houve receita sem emissão de nota fiscal de vendas.

Para sanar esta situação, o contador deve orientar os empresários sobre os riscos, orientar também a forma de controle destas contas e contabilizar os documentos conforme apresentados.

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Charleson Martins Resende

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 26 de junho de 2012 às 14:37:18
Muito dificil isso acontecer em um varejo por exemplo, mas muito obrigado pela atencao Gilberto!
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

postada em: Terça-Feira, 26 de junho de 2012 às 16:27:57
Olá Charleson!

Este procedimento que eu falei é feito em empresas organizadas que possuem profissionais habilitados ou empresários capacitados, os pequenos empresários precisam se capacitar e entender que este é o caminho a seguir.

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