x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.381

Diferença de INSS 13º Salario

Aline de Souza

Aline de Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 10:44

Bom dia,
Gostaria de saber, o passo a passo para o pagamento do INSS em atraso referente o 13º salario.
No caso tenho 4 funcionários que paguei a diferença do 13º na folha de dezembro, porém não foi recolhido o INSS ref. essa diferença.
Exemplo:
Valor pago de 13º 5049,95 - Valor descontado e recolhido 555,49 ok
Valor ref. Diferença de 13º 269,89 - Valor descontado, porém não foi recolhido pela empresa 15,39

RILEI MACEDO VASCONCELOS

Rilei Macedo Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 17:50

Boa tarde!

Para complementar o inss você deverá gerar uma nova GPS paga-la e depois compensa-la no campo (compensação) da pagina informações complementares , mensalmente em parcelas de até 30%, até que toda a GPS paga indevidamente esteja compensada. Este procedimento irá abater nas GPS a serem pagas.

Lembrando que o campo RECOLHIMENTO DE COMPETÊNCIAS ANTERIORES, é somente utilizado para pagar uma GPS cujo o valor não não atingiu o mínimo para gerar uma GPS, visando a inclusão destes na GPS da competência atual.
.
Para compensar o FGTS

Deve ser gerada nova GFIP/SEFIP, informando a remuneração complementar deste trabalhador no campo Remuneração sem 13º Salário e a remuneração integral no campo Base de Cálculo da Previdência Social. Para tanto, deve ser informada a opção "Sim" no campo Remuneração Complementar para o FGTS. Os demais trabalhadores, que não possuem diferenças de remuneração, também devem constar da mesma GFIP/SEFIP, com a modalidade 9, e os mesmos dados e fatos geradores informados anteriormente.

Caso tenha sido informada, na GFIP/SEFIP anterior, uma parcela do 13º salário, no campo Remuneração 13° Salário, esta parcela não deve ser repetida na GFIP/SEFIP com o recolhimento ou a declaração complementar para o FGTS. Havendo complemento a título de 13º salário, deve ser informada apenas a eventual diferença a complementar no campo Remuneração 13º Salário.

ver link Procedimento GFIP complementar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.